Teresina, 28 de maio de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Datamax: Silvio Mendes lidera intenções de voto para Prefeitura de Teresina

A pesquisa Datamax revela desafios para o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que busca a reeleição, com alta desaprovação de sua gestão e baixas intenções de voto. Silvio Mendes lidera a corrida eleitoral, segundo o levantamento.
Datamax aponta Silvio Mendes liderando a pesquisa para prefeito de Teresina
Silvio Mendes lidera disputa para a Prefeitura de Teresina

O Instituto Datamax divulgou pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Teresina, apontando Silvio Mendes (União Brasil) como líder, com 20,60% das intenções. Bárbara do Firmino (Progressistas) aparece em segundo lugar, com 14,90%.

A sondagem, realizada entre os dias 24 e 26 de abril de 2023, entrevistou mil pessoas em diversos bairros de Teresina. A margem de erro é de 3,09% e o nível de confiança de 95%.

Veja o desempenho dos partidos e pré-candidatos na pesquisa Datamax

Somados, os nomes ligados ao Progressistas têm, juntos, 43,7% das intenções de votos na pesquisa. O número faz do partido a sigla que reune os nomes mais competitivos. Caso a transferência de votos seja eficiente, se a eleição fosse hoje, o Progressistas poderia vencer a eleição no primeiro turno.

Já o PT aparece como o segundo partido mais forte. Somados as intenções de voto dos seus pré-candidatos na pesquisa, a sigla do governador Rafael Fonteles tem 22,8% do total de votos.

Bem distante do Progressistas e do PT está o partido do prefeito de Teresina. O Republicanos, com os nomes do Dr. Pessoa e de Jeová Alencar – que aparece com um melhor desempenho que o prefeito, tem apenas 7,4% das intenções de voto nesta pesquisa. Nulos, brancos e indecisos somam 24%.

Confira a votação de cada pré-candidato a prefeito de Teresina

Na corrida eleitoral, outros candidatos apresentaram os seguintes percentuais: Elmano Férrer (Progressistas) com 6,80%; Fábio Novo (PT) com 6,20%; Jeová Alencar com 5,20%; Teresina Brito (PV) com 4,30%; Dr. Vinicius (PT) com 3,30%; Enzo Samuel (PDT) com 3,20%; Chico Lucas (PT) com 3,10%; Dr. Pessoa (Republicanos) com 2,20%; Franzé Silva (PT) com 1,60%; Joel Rodrigues (Progressistas) com 1,40%; Ismael Silva (PSD) com 1,10%; e Marcos Aurélio (PSD) com 1,10%. As demais opções somam menos de 1%.

A pesquisa também avaliou a atual gestão municipal. Apenas 10% dos entrevistados aprovam a administração do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), enquanto 85,60% reprovam. Lideranças políticas da base aliada ao prefeito apostam na mudança do cenário com os efeitos da reforma administrativa e a execução de obras planejadas para a cidade.

Por outros lado, os petistas podem comemorar a alta aprovação da gestão do governador Rafael Fonteles e do presidente Lula, com 68,30% e 71,10% de aprovação, respectivamente.

Dr. Pessoa enfrenta alta desaprovação

A pesquisa do Datamax revela um cenário preocupante para o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), que busca a reeleição. A sondagem mostra que a gestão municipal tem uma elevada taxa de desaprovação, com 85,60% dos entrevistados reprovando a administração. Além disso, as intenções de voto no prefeito são baixas, alcançando apenas 2,20% na pesquisa estimulada.

Enquanto isso, Silvio Mendes (União Brasil) lidera as intenções de voto com 20,60%, seguido por Bárbara do Firmino (Progressistas), com 14,90%. Os dois juntos têm 35,5% das intenções de voto, o que fortalece a ideia de que podem Bárbara e Silvio podem compor uma mesma chapa.

Lideranças políticas da base aliada ao prefeito Dr. Pessoa apostam na mudança do cenário com os efeitos da reforma administrativa e a execução de obras planejadas para a cidade. No entanto, o atual panorama aponta dificuldades na busca pela reeleição do prefeito em exercício.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você