Teresina, 20 de maio de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

PT ganha força em Teresina com apoio de ex-tucanos na corrida eleitoral de 2024

A eleição municipal de 2024 em Teresina traz um cenário inédito, com o PT se fortalecendo na corrida eleitoral e atraindo antigos aliados do PSDB, enquanto o atual prefeito, Dr. Pessoa, enfrenta baixa aprovação.
Franzé Silva: o nome mais forte do PT na corrida pela Prefeitura de Teresina em 2024
Franzé Silva corre para viabilizar seu nome dentro do PT

Em 2024, Teresina vivenciará uma eleição municipal muito diferente das anteriores, já que, pela segunda vez, o PSDB não está no comando do Palácio da Cidade. O atual prefeito, Dr. Pessoa, que foi eleito pelo MDB e hoje faz parte do partido Republicanos, enfrenta baixos índices de aprovação e intenção de votos. Segundo a última pesquisa do Instituto Opinar, Dr. Pessoa aparece com pouco mais de 3% de intenção de voto.

PT se fortalece com aproximação ao grupo político do PSDB

Neste novo cenário, o PT, que venceu as eleições para o governo do estado em 2022 com Rafael Fonteles, tem se aproximado do grupo político ligado ao ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), falecido tragicamente em 2021. Com essa aproximação, o PT ganha força na disputa pela prefeitura de Teresina pela primeira vez, já que muitos tucanos estão alinhados aos petistas e levam consigo a expertise e as estratégias que garantiram a hegemonia do PSDB na capital durante 25 anos ininterruptos.

O que é importante você saber

  • Na corrida eleitoral de 2024 em Teresina, o PT ganha força com o apoio de ex-integrantes do PSDB e o enfraquecimento do atual prefeito Dr. Pessoa.
  • Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa, surge como um dos principais nomes do PT para concorrer à prefeitura.

Franzé Silva: um nome forte do PT na corrida eleitoral

Entre os nomes do PT que se destacam na corrida eleitoral está Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual por dois mandatos. Silva possui experiência em importantes cargos no governo estadual e é auditor fiscal de carreira da prefeitura de Teresina. Apesar das informações de bastidores indicarem que o governador Rafael Fonteles ainda não tem preferência por seu nome, Franzé Silva tem demonstrado habilidade de articulação política e conseguido apoios importantes.

Crises na gestão atual e o enfraquecimento da oposição favorecem o PT

A crise no transporte coletivo e a recente paralisação dos trabalhadores da limpeza urbana, que deixou a cidade coberta de lixo, contribuem para o enfraquecimento eleitoral do atual prefeito Dr. Pessoa. Além disso, a oposição liderada pelo senador Ciro Nogueira (Progressitas) também se encontra enfraquecida politicamente, o que favorece o PT na disputa pela prefeitura.

Análise

A eleição municipal de 2024 em Teresina apresenta um cenário político em constante transformação, com o PT se fortalecendo e atraindo apoio de ex-tucanos. A baixa aprovação do atual prefeito, Dr. Pessoa, aliada às crises em sua gestão e ao enfraquecimento da oposição liderada por Ciro Nogueira, abre espaço para que novos nomes e alianças se consolidem na disputa pela prefeitura.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você