Teresina, 23 de fevereiro de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.

Legado, desafios e futuro: Bárbara do Firmino reflete sobre a influência de seu pai e os rumos de Teresina

Entrevista com a deputada estadual Bárbara Soares. Filha do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, Bárbara aparece como um forte nome para disputar a Prefeitura de Teresina em 2024.

Em uma entrevista exclusiva ao Diário do Povo, Bárbara do Firmino, filha do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, fala sobre a influência do pai em sua vida e carreira política, além de comentar sobre o legado deixado por ele na cidade. Bárbara destaca a importância da educação e a necessidade de melhorias em áreas como saúde, mobilidade urbana e infraestrutura. Ela também aborda a atual gestão municipal e a possibilidade de se candidatar a prefeita nas próximas eleições, mencionando a relação com Silvio Mendes e o potencial de colaboração para enfrentar os desafios de Teresina.

Entrevista com a deputada estadual Bárbara do Firmino

Aos 28 anos, Bárbara Carvalho da Silveira Soares Macêdo entrou na política em 2022, sendo eleita deputada estadual pelo Progressistas. Após o falecimento de seu pai, Firmino Filho, a jovem médica assumiu a missão de dar continuidade ao legado político que ele deixou.

Quando iniciou sua carreira política, Firmino Filho tinha apenas 32 anos, somente quatro a mais do que Bárbara. As semelhanças entre pai e filha vão além da idade; eles compartilham traços físicos, como as marcantes sobrancelhas, e comportamentais. Bárbara, assim como seu pai, é um pouco introspectiva e apresenta uma timidez que se destaca no cenário político piauiense.

A trajetória de Bárbara se assemelha à de João Campos, atual prefeito de Recife, que seguiu o legado de seu pai, Eduardo Campos, falecido em 2014 durante sua campanha presidencial. Eduardo e Firmino eram amigos e estudaram juntos em Pernambuco.

Se decidir concorrer à prefeitura de Teresina em 2024, Bárbara tem a chance de se tornar a prefeita mais jovem da história da cidade, assim como ocorreu em Recife com João Campos.


Como foi sua convivência com seu pai, Firmino Filho, enquanto ele ocupava o cargo de prefeito de Teresina, e como essa experiência influenciou sua carreira política?


O prefeito Firmino Filho sempre foi uma pessoa muito afetuosa. Ele foi e continua a ser um exemplo. Nossa convivência sempre envolveu muita conversa e respeito. Ele gostava de educar pelo exemplo. Costumo dizer que não existia diferença entre a conduta de Firmino no trabalho e em casa. Seus dias eram pautados pela responsabilidade e pela paciência de construir caminhos que levassem em consideração o melhor para todos. Acredito que essa é a grande influência de Firmino na minha vida, com ele aprendi a importância de saber ouvir para entender o que as pessoas precisam.

Como você avalia o legado político e de gestão deixado por seu pai, Firmino Filho, para a cidade de Teresina? Quais realizações você considera as mais importantes?

Bárbara e o pai Firmino Filho.
Firmino Filho ao lado de Bárbara, a filha que continuou o legado do pai na política. Foto: Acervo pessoal

Acredito que a maior representação do legado de Firmino em Teresina é o sentimento de amor. Amor que se transformou em máxima responsabilidade e respeito pelo nosso povo. Todos os dias, Firmino levantava para dar o seu melhor pela nossa cidade. E foi esse esforço que possibilitou a construção tantas obras marcantes. A maior delas, para mim, foi dedicação em estudar soluções para transformar a nossa educação entre as melhores do Brasil. O maior legado é o sentimento de esperança que nossa cidade pode ser muito melhor e que o nosso povo merece muito mais.

Com base em sua experiência e conhecimento sobre Teresina, quais são as principais áreas que precisam de atenção e investimento para melhorar a qualidade de vida dos moradores?

Teresina é uma capital que cresceu de forma rápida nos últimos 30 anos. A população de todo o nosso estado vê em Teresina a possibilidade de buscar um futuro melhor por meio do acesso à educação e aos serviços de saúde, por exemplo. Com esse crescimento, cabe ao poder público buscar os meios para garantir que a população tenha seus direitos garantidos. Isso envolve, hoje, manter a rede de educação como a melhor entre as capitais do Brasil, prestar o atendimento de saúde digno e, principalmente, são necessárias soluções para os desafios da mobilidade urbana e a garantia de infraestrutura por toda cidade. Infelizmente, nossa cidade passa por sérios problemas na área de transporte público em meio a uma gestão que nunca mostrou soluções. Então, é urgente a tomada de decisões em prol do melhor para a população, assim como a busca por recursos que possa agilizar as mudanças que os setores de transporte e infraestrutura precisam.

Quais são seus planos para o futuro político, incluindo a possibilidade de se candidatar a prefeita de Teresina nas próximas eleições?

Recebemos como muita satisfação, alegria e com senso de responsabilidade as manifestações em torno do nosso nome. Firmino foi um homem muito trabalhador, honesto e generoso. Minha satisfação e alegria vêm de poder continuar a espalhar honestidade e generosidade, assim como ele, na política. O senso de responsabilidade bate porque, assim como ele, sei dos desafios que o nosso povo e a nossa cidade enfrentam. E essa responsabilidade nos chama a lutar e a trabalhar para que tudo melhore. Essas manifestações nos dão garra para fazer com que a nossa gente volte a sorrir e a ter orgulho de ser teresinense. Então, nosso futuro será sempre onde o povo nos colocar para trabalhar e lutar pela garantia dos seus direitos.

Firmino Filho ao lado de Eduardo Campos. Os dois faleceram de forma trágica.
Eduardo Campos e Firmino Filho: amigos que partiram e deixaram um legado político para os filhos

Como você avalia a atual gestão do município de Teresina e quais aspectos você acredita que poderiam ser melhorados?

Diante de tudo que estamos acompanhando, nossa avaliação é negativa. Teresina, nos últimos anos, vinha em um ascendente de crescimento na educação, no atendimento de saúde, nas oportunidades de comércio, produção industrial e empreendedorismo. Infelizmente não vemos mais esse crescimento, vemos é estagnação, insatisfação da população e dos servidores públicos, além de muito descaso da atual gestão com essas insatisfações. Acredito que Teresina, por sua importância regional, precisa ser mais bem gerida e os desafios precisam ser encarados com mais responsabilidade. Acredito que existem áreas que ainda podem ser exploradas, como é o caso do turismo. O turismo é uma atividade econômica que movimenta uma longa cadeia produtiva. Inclusive levamos a Assembleia Legislativa um projeto de criação da Zona Franca de Turismo da Grande Teresina (ZFTGT), como uma possível solução para contribuir com todos os municípios que compõem a região a receberem mais visitantes e, assim, movimentar nossa economia.

Como é a sua relação com Silvio Mendes, você vê a possibilidade de trabalharem juntos para enfrentar os desafios enfrentados pela cidade de Teresina?

Doutor Silvio é um grande homem, foi um excelente gestor e por muitos anos um grande amigo e aliado de Firmino. Durante muito tempo, essa aliança gerou diversos bons frutos para Teresina. Nosso sentimento por ele é de muito carinho e admiração. Ele é padrinho da minha irmã caçula, Cristina. Então, é como costumo dizer, quem decide é o povo. E o nosso futuro será sempre onde o povo nos colocar para trabalhar.

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você