Teresina, 14 de junho de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde realiza encerramento da Campanha de combate à hanseníase

Por: Rawena Sousa

A Secretaria de Saúde de Picos juntamente com o Posto de Assistência Médica (PAM), realizaram o encerramento da campanha Janeiro Roxo no município. A iniciativa é destinada ao combate e conscientização da hanseníase. Durante a semana foram realizadas várias ações e culminaram nesta sexta-feira, 27, na Unidade Básica de Saúde do bairro Boa Sorte onde voluntários realizaram exames visando identificar sintomas da doença.

A hanseníase é responsável por uma média considerada elevada para o município de Picos, tendo em vista uma população de 78 mil habitantes, onde a cada dez pessoas examinadas, sete testam positivo para a doença. De acordo com o coordenador de controle de hanseníase e tuberculose do município de Picos, Gilberto Valentim, essa média é preocupante, por se tratar de um mau que se espalha pelo contato direto.

“Nós temos 78 mil habitantes e tivemos 34 casos no ano passado. A hanseníase é uma doença de aglomeração. Onde tem muita gente reunida, existe a probabilidade de você pegar hanseníase. A prevenção está baseada na imunização com a vacina BCG e controle de contato”, alerta o gestor.

Gilberto Valentim, Coordenador do PAM (Foto: Rawena Sousa)

Em relação às mais variadas campanhas de conscientização e combate à hanseníase, o Janeiro Roxo figura entre as principais ações nesse sentido espalhadas pelo país. Desse modo, o município de Picos, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou diversos atos, como palestras, mesa redonda, roda de conversas, além de exames com voluntários.

O Brasil é o segundo país com o maior número de casos de hanseníase no mundo, perdendo apenas para a Índia.  No Nordeste, o Piauí detém a marca de segundo lugar e o sétimo de toda a Federação, de acordo com dados do coordenador de controle de hanseníase e tuberculose do município de Picos, Gilberto Valentim. O gestor explica os principais sintomas da doença e incentiva a busca pelo atendimento.

“Se você apresenta sensação de ardência, queimação, formigamento, áreas de pele ressecada e que não suam, dormência nas mãos e pés, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, alteração de sensibilidade, procure o serviço de saúde pois pode ser hanseníase”, adverte.

REDE MUNICIPAL DE SAÚDE

A Rede Municipal de Saúde disponibiliza toda uma estrutura física e profissional, no que se refere ao atendimento, diagnóstico e prognóstico relacionados à hanseníase. Segundo a enfermeira Camila Magalhães, o tratamento é gratuito e sigiloso.

“Assim que é feito o diagnóstico, inicia-se o tratamento no PAM e depois é encaminhado ao Posto de Saúde para a continuação na unidade básica. O tratamento é via oral e gratuito. A gente faz a entrega do medicamento aqui no município. Todos os Postos de Saúde estão habilitados a realizar o diagnóstico e o tratamento”, sublinha Camila Magalhães.

Camila Magalhães, enfermeira (Foto: Rawena Sousa)

A HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infecto contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen, que ataca a pele e os nervos periféricos. Alguns sintomas da enfermidade são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com perda da sensibilidade nos locais afetados, dor neural, principalmente nos nervos dos braços e pernas. Pessoas de todas as idades podem ser acometidas pela hanseníase, por isso a necessidade de atenção quanto aos sintomas é importante, para que haja o acompanhamento adequado, bem como o tratamento eficaz da doença.

COMBATE E PREVENÇÃO

A transmissão da hanseníase ocorre por meio de gotículas de saliva expelidas na fala, tosse ou espirro de indivíduos acometidos pela bactéria e que não estão em tratamento ativo da doença. O diagnóstico precoce da doença é de total importância para que não haja sequelas no paciente, além de diminuir a linha de contágio.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!



 

O post Secretaria de Saúde realiza encerramento da Campanha de combate à hanseníase apareceu primeiro em PREFEITURA DE PICOS.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você