Ir para o conteúdo

sexta-feira, 25 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Mensagens mostram proximidade entre Alcolumbre e Vorcaro, diz revista

Mensagens extraídas pela PF indicam proximidade entre Davi Alcolumbre e Daniel Vorcaro, segundo reportagem da revista Veja.

Compartilhe
WhatsApp

Mensagens extraídas pela Polícia Federal do celular de Daniel Vorcaro indicam uma relação de proximidade entre o ex-controlador do Banco Master e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), segundo a revista Veja. Em uma das conversas, o senador chama o banqueiro de “meu amor” e afirma ser seu irmão “pra vida toda”.

Os diálogos mostram Vorcaro parabenizando Alcolumbre, em 1º de fevereiro de 2025, pela eleição para a Presidência do Senado. No dia seguinte, o senador respondeu em tom afetuoso e agradeceu pelo “carinho e amizade fraterna”.

Em outra conversa, de 30 de março, Alcolumbre escreveu que era irmão de Vorcaro “pra vida toda”. O banqueiro respondeu com emojis de coração e afirmou que estaria disponível “a qualquer tempo pra qualquer coisa”.

As mensagens também registram a combinação da participação de Alcolumbre em uma festa. Vorcaro enviou o endereço do evento e orientou os convidados a usarem traje preto.

Em nota, Alcolumbre afirmou que as mensagens, que classificou como “supostas”, não indicam qualquer ilegalidade. O senador acusou a revista de promover um ataque baseado em interesses ilegítimos e disse que adotará medidas judiciais para esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos.

A defesa de Vorcaro não se manifestou. Alcolumbre tem sido criticado por senadores da oposição por não autorizar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso Banco Master. Ele afirma que não é o momento de iniciar a apuração no Congresso, devido ao processo eleitoral, e cita investigações em andamento na Polícia Federal e no Ministério Público Federal.

Na quarta-feira, 23 de setembro de 2026, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, negou um pedido do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) para obrigar Alcolumbre a abrir a CPI. Segundo o ministro, não foram apresentadas provas sobre a tramitação dos requerimentos no Senado.

Fonte: O Globo

Leia também