Ir para o conteúdo

quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Justiça Eleitoral recomenda ativar e-Título até 3 de outubro

Justiça Eleitoral recomenda que eleitores baixem e ativem o e-Título até 3 de outubro, antes do primeiro turno das eleições.

Compartilhe
WhatsApp

Eleitores que pretendem usar o e-Título nas Eleições Gerais de 2026 devem baixar o aplicativo e concluir o primeiro acesso até sábado, 3 de outubro, véspera do primeiro turno, marcado para domingo, 4 de outubro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não basta instalar o aplicativo. O eleitor precisa informar os dados solicitados, confirmar a identidade e criar uma senha para concluir a ativação.

O TSE recomenda que o procedimento seja feito com antecedência para evitar dificuldades causadas pelo aumento da demanda perto da votação. A previsão da Justiça Eleitoral é manter o aplicativo disponível para download e primeiro acesso também durante os dias de votação, mas a orientação é não deixar a ativação para a última hora.

O e-Título permite consultar o local de votação, emitir certidões, verificar a situação eleitoral e justificar ausência. Quando a fotografia do eleitor aparece no aplicativo, a versão digital pode ser usada como documento oficial de identificação no momento da votação.

O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. O primeiro acesso exige que as informações fornecidas coincidam com os dados cadastrados na Justiça Eleitoral.

Fonte: Conecta Piauí

Leia também