Teresina, 30 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Ciro Nogueira critica situação do INCRA: órgão está sem internet desde 10 de maio

INCRA está sem acesso à internet desde o dia 10 de maio em todo o Brasil O Jornal Diário do Povo revelou o problema à época com exclusividade.
Senador Ciro Nogueira (Progressitas) critica situação do INCRA. Órgão está sem internet em todo o Brasil.
Senador Ciro Nogueira (PP-PI). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) expressou duras críticas ao governo Lula quanto à gestão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O órgão está sem acesso à internet desde o dia 10 de maio, conforme reportagem do Jornal Diário do Povo à época. Na prática, o INCRA vive um apagão há 60 dias por causa da falta de acesso à internet, o que vem causando “um prejuízo incalculável” para os assentados e produtores rurais.

Documentos vitais, como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), não estão sendo emitidos. Os movimentos sociais, incluindo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG) e os Movimentos Quilombolas, não estão recebendo atenção adequada em seus pedidos de vistorias e desapropriação de áreas improdutivas.

Durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro,  os servidores Thais Nogueira, Deuzimar Cabral e o vereador de Aroazes, Sérgio Viana, estiveram no comando do INCRA no Piauí. Eles são ligados ao Senador Ciro Nogueira, então ministro-chefe da Casa Civil.

Nesse período, durante a gestão de Thiago Vasconcelos, indicado do deputado federal Júlio César(PSD), a gestão do órgão foi marcada por ações significativas, incluindo a construção de casas, o pagamento de dezenas de milhões em créditos a assentados e a entrega recorde de títulos de propriedade de imóveis rurais.

O “fechamento virtual” do INCRA, de acordo com o senador, é um atraso significativo e prejudicial para os produtores rurais e assentados que dependem dos serviços oferecidos pelo instituto.

A situação do INCRA permanece incerta. As autoridades responsáveis ainda não forneceram uma data para restabelecer o acesso à internet pelo órgão – o problema acontece em todo o país.

“PT só é bom em narrativa”, afirma Ciro Nogueira

Ciro Nogueira levou sua crítica à situação do INCRA ao Twitter, onde questionou a capacidade do atual governo de lidar com a reforma agrária. “O governo que bate no peito para se intitular o defensor da Reforma Agrária não consegue sequer oferecer internet para que as superintendências do Incra possam emitir títulos de terra”, escreveu o senador.

Ele contrastou a situação atual com a gestão do presidente Jair Bolsonaro e da Ministra da Agricultura Tereza Cristina. “No governo do presidente Bolsonaro, com Tereza Cristina à frente da Agricultura, reforma agrária era prática, não só discurso. Por isso levamos dignidade para mais de 400 mil famílias, hoje donas de suas terras”, enfatizou Nogueira.

O senador não poupou críticas ao PT em sua postagem. “O PT só é bom em narrativa. Quando o assunto é trabalho e resultado, eles estão sempre fora do ar”, finalizou o senador, deixando uma crítica mordaz à atual situação e à capacidade do governo de entregar resultados tangíveis.

*Reportagem editada para corrigir a data: 10 de maio.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você