Teresina, 4 de outubro de 2024
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.

Ministro do STF ordena liberação de 85 detentas para reduzir “superlotação” da cadeia

Ministro Gilmar Mendes defere pedido e ordena soltura de 85 mulheres que cumpriam regime semiaberto no Distrito Federal, medida adotada a partir do aumento da população carcerária feminina após as manifestações de 8 de janeiro. As detentes deverão usar tornozeleira eletrônica por 90 dias.

O ministro do STF, Gilmar Mendes, ordeou que 85 detentas que cumpriam o regime semiaberto no fossem soltas no Distrito Federal. Essas mulhares cumpriam a rotina de deixar a cadeia durante o dia e retornarem para dormir nas selas durante a noite.

A decisão do ministro Gilmar atendeu ao pedido formulado pela Defensoria Pública que apontava uma “superlotação na cadeia” após a entrada de mais de 500 mulheres detidas em razão das manifestações e vandalismo ocorrido em Brasília no último dia 8 de janeiro.

As 85 presas que agora passaram a dormir fora da cadeia terão que usar tornozeleira eletrônica num período determinado de 90 dias.

A prisão de 1.418 pessoas em Brasília, incluindo aqueles que acampavam em frente ao QG do Exército, resultou, segundo a Defensoria, num aumento de 100% na população carcerária feminina no presídio. O Conselho Nacional de Justiça têm acompanhado e publicado balanços das prisões.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você