Ir para o conteúdo

sábado, 07 de novembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

FAA planeja abandonar disquetes no controle aéreo até 2028

A FAA pretende substituir até 2028 os disquetes usados em mais de 400 centros de controle de tráfego aéreo nos Estados Unidos.

Compartilhe
WhatsApp

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou nesta quinta-feira (5) que pretende substituir até 2028 os disquetes usados em mais de 400 centros de controle de tráfego aéreo do país.

A tecnologia é utilizada para analisar dados meteorológicos e outras informações críticas. Quatro ferramentas criadas na década de 1980 serão trocadas pelo Sistema de Exibição de Informações Empresariais, que reunirá dados operacionais em uma única interface.

Segundo o administrador da FAA, Bryan Bedford, o novo sistema permitirá compartilhar rapidamente alertas críticos, horários de espaço aéreo restrito e relatórios de pilotos. A agência afirmou que a mudança substituirá processos manuais por uma plataforma moderna.

O Congresso dos Estados Unidos aprovou em 2025 um investimento de US$ 12,5 bilhões para modernizar o sistema de tráfego aéreo. O secretário de Transportes, Sean Duffy, pretende obter outros US$ 30 bilhões para novas melhorias.

A FAA também informou que interrupções recentes provocadas por cortes em cabos de fibra óptica causaram atrasos, desvios e cancelamentos. Um rompimento registrado em 13 de outubro afetou a conexão entre um aeroporto de Houston e a rede da agência, interrompendo serviços de dados e paralisando as operações.

Fonte: g1

Leia também