Teresina, 28 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Dr. Pessoa fica com o Avante e impõe a primeira derrota ao grupo de Franzé Silva

O Avante é o primeiro partido a se aliar ao grupo do Dr. Pessoa. A sigla agora é comandada pelo secretário de governo, Michel Saldanha. O grupo de Franzé Silva considerava como certo que a sigla ficaria sob a influência do presidente da Assembleia.
Avante fica no grupo político do Dr. Pessoa e agora é comandado pelo secretário de governo, Michel Saldanha
Dr. Pessoa traz o Avante para sua base. Partido será comandado por Michel Saldanha. Foto: PMT

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, conquistou o primeiro partido para compor sua base nas eleições de 2024. Após testemunhar seu principal adversário, Franzé Silva (PT), conquistar cinco siglas, o prefeito reagiu e trouxe o Avante como aliado. O partido agora é comandado pelo secretário de Governo, Michel Saldanha.

O grupo de Franzé Silva dava como certo que o partido ficaria sob sua influência. Mas, no final, não foi isso que aconteceu.

Em silêncio, o secretário de governo da PMT, Michel Saldanha, demonstrou habilidade política e fechou acordo com o diretório nacional da sigla. Saldanha chegou a ser alvo de ataques internos de aliados do prefeito que queriam tirá-lo da pasta, alegando que seu perfil era muito técnico e pouco político. Michel acabou provando o contrário. Na prática, ele foi o primeiro entre os membros do grupo político do Dr. Pessoa a obter um resultado concreto por meio de negociações políticas e conquistar uma sigla.

Michel superou concorrentes internos que cobiçavam seu lugar e conseguiu, juntamente com o prefeito da capital, impor a primeira derrota ao grupo político de Franzé Silva.

Michel Saldanha articulou o Avante para compor o grupo político do Dr. Pessoa.
Michel Saldanha trabalhou em silêncio com Dr. Pessoa para ter o Avante no grupo político

Importância do Avante

O Avante deve se tornar o segundo partido mais importante na base do prefeito. Será cobiçado por candidatos a vereador que buscam uma sigla para disputar o próximo pleito, mas veem no Republicanos um ambiente de alta concorrência, pois ele está sob a influência de Jeová Alencar, que já definiu os candidatos a vereador que irá apoiar.

Disputa por siglas

A sigla é muito maior, do ponto de vista nacional, do que o PMN, PMB e Agir, partidos conquistados por Franzé Silva. Com exceção do Podemos, esses três partidos não cumpriram a cláusula de barreira na eleição passada. Nas eleições de 2022, o Avante ultrapassou a cláusula de barreira e elegeu sete deputados federais. Isso garante força ao partido.

Franzé Silva perde o Avante para grupo político do Dr. Pessoa. Sigla era tida como certa sob sua inflluência.
Franzé Silva perde o Avante para o grupo político do Dr. Pessoa: sigla tem representação na Câmara

Espaço para candidatos proporcionais

Dr. Pessoa já pode oferecer vagas para 60 candidatos a vereador em 2022, trinta pelo Republicanos e trinta pelo Avante. Sem a segunda sigla, lideranças interessadas em se candidatar não tinham outra opção senão aderir ao grupo de Franzé Silva para garantir um espaço na chapa proporcional.

Dr. Pessoa quer o Mais Brasil

O grupo liderado pelo prefeito também está em busca de outra sigla, o novo Mais Brasil, resultado da fusão entre Patriota e PTB, autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas objeto de questionamento judicial por um grupo liderado pelo genro de Roberto Jefferson. A ação que questiona a fusão será julgada ainda neste mês de junho.

Com a chegada do Avante, o Dr. Pessoa fortalece seu grupo e “sai das cordas”, posição imposta pela capacidade de articulação de Franzé Silva, que até agora tinha vencido todas as batalhas. Com o primeiro resultado positivo, se souber trabalhar, o prefeito da capital pode conquistar o apoio de outras siglas.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você