Teresina, 15 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Quem são os melhores e os piores deputados federais do Piauí, segundo o Ranking dos Políticos

A ONG Ranking dos Políticos avaliou o desempenho dos deputados federais em 2023. O desempenho dos parlamentares tem como base critérios como votações, gastos, processos judiciais, todos orientados para o combate ao desperdício, privilégios e corrupção. Veja como se sairam os deputados federais do Piaui no Ranking.
Raking dos Políticos revela o desempenho dos deputados federais do PIauí
Raking dos Políticos: quem são os deputados federais melhor avaliado e os piores do Piauí.

O Ranking dos Políticos, uma iniciativa apartidária que avalia o desempenho de parlamentares de todo o país, divulgou seu mais recente levantamento. O conselho da iniciativa conta com figuras proeminentes de todos os espectros políticos, incluindo nomes como Cristovam Buarque, Ellen Grace, Henrique Meirelles, Gustavo Franco, Alexandre Ostrowiecki e Cristina Junqueira.

A diversidade de personalidades envolvidas, desde ex-ministra do STF até a co-fundadora do Nubank, garante a credibilidade e independência do Ranking, que não favorece partidos ou indivíduos e se mantém isento de interesses partidários.

Os dados utilizados para a avaliação provêm de fontes oficiais, incluindo os sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça. O desempenho dos parlamentares é avaliado com base em critérios como votações, gastos, processos judiciais e outras variáveis relevantes, todos orientados para o combate ao desperdício, privilégios e corrupção.

Deputados Federais do Piauí

No Piauí, o deputado federal Átila Filho (PP – PI) lidera o ranking com uma pontuação de 5,39. Logo atrás, Júlio Arcoverde (PP – PI) figura em segundo lugar com 4,33 pontos e Júlio Cesar (PSD – PI) completa o top 3 com 3,47 pontos. Marcos Aurélio Sampaio (PSD – PI) não fica muito atrás, conquistando a quarta posição com 3,44 pontos.

Após a quarta posição, a pontuação dos parlamentares do Piauí sofre uma queda abrupta. Mais da metade dos 10 membros da bancada federal do estado não atingiu sequer 1 ponto no ranking.

Os deputados Jadylel Alencar (PV – PI) e Florentino Neto (PT – PI) compartilham a última posição, ambos com 0,75 pontos. O restante do ranking é ocupado por Castro Neto (PSD – PI) com 0,94 pontos, Merlong Solano (PT – PI) com 0,80 pontos, Dr. Francisco (PT – PI) com 0,78 pontos e Flávio Nogueira (PT – PI) com 0,76 pontos.


Infográfico os melhores e piores deputados federais do Piauí segundo o Raking dos Políticos.

Os números expõem os desafios enfrentados por esses parlamentares em suas respectivas funções e salientam a necessidade de reafirmar o compromisso com a transparência, ética e eficiência no serviço público.

Entenda o Ranking dos Políticos

Os critérios de avaliação do Ranking incluem votações (que contam três vezes na formulação da nota final), gastos (que consideram tanto a presença nas sessões deliberativas quanto a economia de verbas e contam duas vezes) e processos judiciais (especialmente contra a administração pública,

que acarretam na subtração de pontos).

Pontos extras são atribuídos aos parlamentares que economizam na cota parlamentar e na verba de gabinete. Além disso, iniciativas relevantes, mesmo que não estejam previstas nos critérios base, podem resultar na acumulação ou perda de pontos extras.

Classificação dos deputados federais do Piauí

  1. Átila Lira (PP – PI) – 5,39 pontos
  2. Júlio Arcoverde (PP – PI) – 4,33 pontos
  3. Júlio Cesar (PSD – PI) – 3,47 pontos
  4. Marcos Aurélio Sampaio (PSD – PI) – 3,44 pontos
  5. Castro Neto (PSD – PI) – 0,94 pontos
  6. Merlong Solano (PT – PI) – 0,80 pontos
  7. Dr. Francisco (PT – PI) – 0,78 pontos
  8. Flávio Nogueira (PT – PI) – 0,76 pontos
  9. Jadylel Alencar (PV – PI) – 0,75 pontos
  10. Florentino Neto (PT – PI) – 0,75 pontos
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você