Teresina, 28 de maio de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Transição verde e tecnologia impulsionam e alteram o futuro do trabalho 

ECONOMIA | *DIÁRIO DO POVO* Quase um quarto dos empregos deve mudar nos próximos cinco anos, aponta relatório do Fórum Econômico Mundial
Futuro do trabalho está na transição verde e tecnologias digitais
Futuro do trabalho

De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, cerca de 23% dos empregos devem passar por mudanças significativas até 2027. O estudo prevê a criação de 69 milhões de novos empregos e a eliminação de 83 milhões, resultando em uma redução líquida de 14 milhões de empregos, ou 2% do emprego atual.

Transição Verde e Localização das cadeias de fornecimento são os principais impulsionadores do crescimento do emprego

O relatório aponta que as macrotendências, incluindo a transição verde, os padrões ESG (Environmental, Social, and Governance) e a localização das cadeias de fornecimento, são os principais impulsionadores do crescimento do emprego. Por outro lado, desafios econômicos como inflação alta, crescimento econômico mais lento e escassez de suprimentos representam a maior ameaça.

Tecnologia e a digitalização são forças de mudança

A adoção de tecnologia e o aumento do acesso digital também devem gerar um crescimento líquido de empregos, embora com maiores compensações de perdas. As funções de crescimento mais rápido incluem especialistas em Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina, especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação. O maior crescimento absoluto é esperado nos setores de educação, agricultura e comércio digital.

Requalificação e treinamento são essenciais

O relatório destaca a necessidade urgente de treinamento e requalificação em todos os setores. Seis em cada dez trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade dos funcionários tem acesso a oportunidades de treinamento adequadas atualmente. Além disso, estima-se que, em média, 44% das habilidades de um trabalhador individual precisarão ser atualizadas.

Transição verde e da educação

O investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas, bem como a crescente conscientização dos consumidores sobre as questões de sustentabilidade, estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho.

Os empregos no setor de educação devem crescer cerca de 10%, resultando em 3 milhões de empregos adicionais para professores de educação vocacional e professores de universidades e ensino superior.

O Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023 sugere que, embora haja desafios significativos à frente, há também um caminho claro para garantir a resiliência. Governos e as empresas devem investir no apoio à mudança para os empregos do futuro, incluindo a requalificação e o treinamento de trabalhadores, a promoção da transição verde e a digitalização.

A cooperação entre os setores público e privado será crucial para garantir que a força de trabalho esteja preparada para as mudanças que estão por vir.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você