O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou na manhã desta quarta-feira(10), o decreto de criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) e realizou o lançamento do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP). A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

Rafael Fonteles destacou o importante papel dos investimentos que estão sendo realizados em dados, pesquisas, inteligência, além de uma maior presença das Forças de Segurança Pública nas comunidades, o que irá possibilitar mais eficiência no combate à criminalidade no estado do Piauí.

“No mês de junho vamos aumentar o efetivo da Segurança. Temos um estado muito grande, com muitas demandas, por isso temos que fazer uso da ciência, dos dados e da tecnologia para poder realizar uma política pública de segurança de qualidade. Não podemos esquecer que o que vai gerar essa cultura de paz é o investimento na área social, sobretudo, na educação, na cultura e no esporte”, ressaltou o governador.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a medida já é adotada em quase todos os estados, como Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, o que possibilita o compartilhamento de informações, acompanhamento de indicadores e uma gestão voltada aos resultados.

“A resolução do problema da segurança pública é complexo, então, precisamos de uma atuação coordenada e as AISP são os territórios onde acontecerá a atuação integrada das Polícias Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, principalmente com delimitação da mesma área para o Batalhão e para a Delegacia, com a criação de um Conselho Territorial, que é a parte social da segurança, ou seja, tanto vai controlar a atividade policial, como também vai definir as questões sociais, o que é muito importante na construção da segurança pública”, pontuou Chico Lucas.

O secretário de Segurança ainda enfatizou que no Piauí, as Áreas Integradas de Segurança serão compostas por 31 unidades territoriais, levando em consideração os territórios de desenvolvimento do Estado. Cada uma delas contará com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública.

DATASSP

Durante a solenidade, o governador assinou um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto Federal do Piauí (IFPI), com a finalidade de criar o Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública (DataSSP), que funcionará vinculado à Diretoria de Inteligência Estratégica da SSP-PI.

O objetivo é que a academia auxilie na criação e utilização das ferramentas tecnológicas inovadoras para identificar, avaliar, acompanhar, antecipar e combater ameaças na esfera da Segurança Pública no Estado do Piauí.

Segundo o secretário Segurança, Chico Lucas, as ações fazem parte de um conjunto de iniciativas do Executivo estadual que visam otimizar os trabalhos ostensivos e investigativos das Forças de Segurança do Estado.

“Vamos, assim, criar mecanismo de prevenção de crimes através do uso de modelos matemáticos, estruturados com base em ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e utilizar modelos estatísticos para avaliar a eficácia de políticas públicas, com o auxílio das instituições de ensino do estado”, finalizou o secretário.

(Fotos: Francisco Leal/CCom)