A Secretaria de Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado, realizou, nesta quarta-feira (10), o Curso Fiscalização de Contratos de Obras e Serviços de Engenharia para fiscais de contrato dos setores de Engenharia das Secretarias de Justiça (Sejus) e de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Participaram, ao todo, dezenove servidores dos dois órgãos, que tiveram a oportunidade de compreender aspectos práticos da fiscalização e uso do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN).

O curso foi ministrado pelo Auditor Governamental e engenheiro João Macêdo, com participação do Auditor Governamental Darcy Siqueira, que atua como setorial nos dois órgãos.

“Foi um momento de alinhamento de procedimentos, quanto a obrigações, competências ligadas ao Fiscal de Obras e Serviços de Engenharia. Então, conseguimos trazer muitas informações que devem ser de conhecimento dos fiscais e possibilita, ainda, uma troca de ideias com relação a quem está na ponta da fiscalização, atuando diretamente. Dessa forma, conseguimos identificar demandas e montar procedimentos, no âmbito da própria Controladoria, que possam ser disseminados, em diversos órgãos da Administração estadual”, destacou João Macêdo.

O Auditor Governamental Darcy Siqueira ressaltou que a capacitação visa dar celeridade e eficiência às análises de processos.

“O intuito é melhorar a primeira linha de defesa, que é o serviço operacional, pois constatamos processos que chegavam à Controladoria que vinham com ausência de documentos ou tinham alguns entraves que impossibilitam o anexo de alguns documentos. Sentimos essa demanda dos engenheiros que operam na parte de fiscalização e fizemos a ponte entre o engenheiro que tem conhecimento técnico específico para dirimir essas dúvidas e fazer com que eles possam melhorar a fiscalização. Com a melhoria dos procedimentos da parte operacional, consequentemente, esses processos irão chegar aos órgãos de controle (PGE e CGE) de uma forma mais robusta e, assim, vai facilitar o fluxo do processo para que haja um menor tempo para conclusão dos processos”, destacou.

Uma nova turma será realizada no mês de junho, exclusivo para fiscais do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).