Fortalecer a participação e o protagonismo estudantil é uma das diretrizes pedagógicas que envolvem o planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesse sentido, a equipe que compõe a Supervisão às Ações dos Grêmios Estudantis (Sugres) visitou, nessa quarta-feira (3), a Unidade Escolar Venância Lages Veloso, localizada no município de Cabeceiras, a aproximadamente 90 quilômetros de Teresina. A ação faz parte de um calendário de visitas com encontros formativos sobre a importância do grêmio estudantil para a escola.

Imprescindível para o bom desempenho da intermediação entre a escola e o estudante, o grêmio estudantil representa os interesses dos estudantes e leva reivindicações às instâncias escolares, além de propor a execução das mais diversas atividades desenvolvidas nos espaços educacionais como palestras, exposições, jogos esportivos, eventos culturais e aulas complementare.

De acordo com Hedson Barata, supervisor de Grêmios Estudantis, o objetivo da visita foi de orientar tanto o corpo docente e gestor da escola, como os estudantes sobre a importância da instalação do grêmio estudantil. “O público-alvo são os alunos da 1ª a 3ª série do esino médio matriculados regularmente nas escolas da rede estadual. Em um primeiro momento, buscamos fazer uma formação com os gestores e diretores das escolas. Depois é feito um encontro regional com as escolas já visitadas para fazer atendimento aos estudantes, com palestras sobre liderança e constituição do grêmio, direitos e deveres”, esclarece o gestor.

 

O cronograma de atividades previsto para 2023 inclui a meta de expandir o número de grêmios estudantis nas escolas para realizar trabalhos com foco no protagonismo dos estudantes. “O grêmio garante a participação ativa dos estudantes, não apenas na escola, como na sociedade. Além de ser relevante para fortalecer a cidadania e democratizar a escola, dando voz aos jovens e levando suas considerações e opiniões aos responsáveis”, conta Vinícius Noleto, supervisor de Grêmios Estudantis que também esteve presente à visita.