A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) ficou em primeiro lugar no ranking nacional do tempo de registro mercantil no mês de abril de 2023, quando foram registradas 564 empresas, com o prazo médio de 31 minutos, cada. O tempo de registro considera apenas a análise da Jucepi e não inclui as etapas da viabilidade (para fins de consulta prévia de endereço e nome empresarial) e os licenciamentos.

Segundo a presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, a autarquia continua dando celeridade aos processos com a simplificação de etapas e a automatização do registro. “Desde a implantação do balcão único de empresas, reduzimos cinco etapas em uma só no processo de abertura. Fora isso, disponibilizamos o contrato padrão no sistema Piauí Digital que facilita a análise e permite o registro automático de empresas”, explica a gestora.

Alzenir Porto é nomeada presidente da Junta Comercial (Jucepi).

A Jucepi automatizou também a etapa da consulta de prévia de nome empresarial e a viabilidade de endereço em nove municípios piauienses, dando agilidade na abertura de empresas no estado. Todo o processo de abertura é feito no site do Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br).