A diretora de qualificação profissional Heline Santos, e a Gerente de Qualificação Profissional Sara Carvalho, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), estiveram, nesta quinta-feira (27), no bairro Santa Maria da Codipi. Eles conversaram com os formandos do curso de refrigeração residencial oferecido na região pelo Programa Qualifica Piauí, por meio por meio da Superintendência do Trabalho Renda e Inclusão Social da Sasc. Os egressos receberão agora orientações sobre crédito e elaboração de planos de negócios.

O curso, com duração de um mês, contou com aulas práticas e teóricas, garantindo aos formandos experiências na área e possibilitando tanto a busca para uma vaga em empresas quanto o empreendedorismo individual.

Heline Santos destaca que o curso foi escolhido levando em conta uma grande demanda do mercado de trabalho em todo o Piauí: “Estamos na região da Grande Santa Maria da Codipi, onde o Qualifica Piauí esteve presente com a oferta do curso de refrigeração residencial, oportunizando uma qualificação que o mercado absorve de forma rápida. Agora, os egressos que desejarem terão informações da Agência de Fomento do Estado (Piauí Fomento) para que eles possam buscar uma linha de crédito específica para empreenderem”, explica ela,

Além das informações sobre as linhas de crédito, os egressos também receberão orientações sobre a elaboração de planos de negócio e de como organizar a sua ideia de pequenos e médios empreendimentos e virarem futuros empreendedores.

Flavia Cardoso, uma das egressas, conta que o curso mudou a sua vida: “Esse curso apareceu num momento muito bom pra mim. Eu ficava só em casa, cuidando de criança e agora já penso em algo mais. Eu comecei o curso porque me sentia lesada quando pagava para esses trabalhos na minha casa, então fiz o curso para entender melhor e hoje já realizo limpeza e pequenos consertos nm casa e na de familiares”, conta ela.

Para Domingos Raimundo, o curso veio como uma nova oportunidade de renda, já que a saúde já não permitia a continuação de seus trabalhos com estofados: “O curso foi ótimo, aprendemos muito e já pusemos em prática o aprendizado, fazendo limpeza de ar condicionados na escola Corina Machado e de refrigeradores na associação de moradores”, conta ele.

Antônia Magalhães, presidente da Associação de Mães da Santa Maria da Codipi III, diz que  o curso fez muita diferença para os moradores: “Normalmente os bairros de periferia são esquecidos e muitas pessoas vivem dos programas sociais ou de pequenos bicos, e com este curso de refrigeração a gente pode potencializar esses homens e mulheres, porque muitas mulheres fizeram o curso de refrigeração e estão trabalhando na área”, conclui.

Fonte: Sasc