O Instituto Datamax divulgou pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Teresina, apontando Silvio Mendes (União Brasil) como líder, com 20,60% das intenções. Bárbara do Firmino (Progressistas) aparece em segundo lugar, com 14,90%.
A sondagem, realizada entre os dias 24 e 26 de abril de 2023, entrevistou mil pessoas em diversos bairros de Teresina. A margem de erro é de 3,09% e o nível de confiança de 95%.
Veja o desempenho dos partidos e pré-candidatos na pesquisa Datamax
Somados, os nomes ligados ao Progressistas têm, juntos, 43,7% das intenções de votos na pesquisa. O número faz do partido a sigla que reune os nomes mais competitivos. Caso a transferência de votos seja eficiente, se a eleição fosse hoje, o Progressistas poderia vencer a eleição no primeiro turno.
Já o PT aparece como o segundo partido mais forte. Somados as intenções de voto dos seus pré-candidatos na pesquisa, a sigla do governador Rafael Fonteles tem 22,8% do total de votos.
Bem distante do Progressistas e do PT está o partido do prefeito de Teresina. O Republicanos, com os nomes do Dr. Pessoa e de Jeová Alencar – que aparece com um melhor desempenho que o prefeito, tem apenas 7,4% das intenções de voto nesta pesquisa. Nulos, brancos e indecisos somam 24%.
Confira a votação de cada pré-candidato a prefeito de Teresina
Na corrida eleitoral, outros candidatos apresentaram os seguintes percentuais: Elmano Férrer (Progressistas) com 6,80%; Fábio Novo (PT) com 6,20%; Jeová Alencar com 5,20%; Teresina Brito (PV) com 4,30%; Dr. Vinicius (PT) com 3,30%; Enzo Samuel (PDT) com 3,20%; Chico Lucas (PT) com 3,10%; Dr. Pessoa (Republicanos) com 2,20%; Franzé Silva (PT) com 1,60%; Joel Rodrigues (Progressistas) com 1,40%; Ismael Silva (PSD) com 1,10%; e Marcos Aurélio (PSD) com 1,10%. As demais opções somam menos de 1%.
A pesquisa também avaliou a atual gestão municipal. Apenas 10% dos entrevistados aprovam a administração do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), enquanto 85,60% reprovam. Lideranças políticas da base aliada ao prefeito apostam na mudança do cenário com os efeitos da reforma administrativa e a execução de obras planejadas para a cidade.
Por outros lado, os petistas podem comemorar a alta aprovação da gestão do governador Rafael Fonteles e do presidente Lula, com 68,30% e 71,10% de aprovação, respectivamente.
Dr. Pessoa enfrenta alta desaprovação
A pesquisa do Datamax revela um cenário preocupante para o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), que busca a reeleição. A sondagem mostra que a gestão municipal tem uma elevada taxa de desaprovação, com 85,60% dos entrevistados reprovando a administração. Além disso, as intenções de voto no prefeito são baixas, alcançando apenas 2,20% na pesquisa estimulada.
Enquanto isso, Silvio Mendes (União Brasil) lidera as intenções de voto com 20,60%, seguido por Bárbara do Firmino (Progressistas), com 14,90%. Os dois juntos têm 35,5% das intenções de voto, o que fortalece a ideia de que podem Bárbara e Silvio podem compor uma mesma chapa.
Lideranças políticas da base aliada ao prefeito Dr. Pessoa apostam na mudança do cenário com os efeitos da reforma administrativa e a execução de obras planejadas para a cidade. No entanto, o atual panorama aponta dificuldades na busca pela reeleição do prefeito em exercício.