A Secretaria de Administração (Sead), através do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (Ciaspi), promove nesta sexta-feira (28) a Feira de Saúde e Segurança do Trabalhador, data em que é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O evento será realizado na área de convivência da Seduc, no Centro Administrativo em Teresina,  a partir das 8h, e tem o objetivo de despertar no servidor público o protagonismo pela sua saúde e segurança no ambiente laboral.

O evento faz parte da programação do Movimento Abril Verde, realizado durante todo o mês, com atividades voltadas para a saúde e segurança do trabalhador. Uma estrutura será montada com estações de trabalho onde vão acontecer demonstrações sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e combate a princípio de incêndios.

Serão oferecidos também, serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, IMC, dicas de nutrição, saúde auditiva, massagens e vacinas com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), para isso, é necessário a apresentação da caderneta de vacinação.

Como parte da programação, o Ciaspi também está realizando uma pesquisa para conhecer o perfil epidemiológico dos servidores públicos do estado e suas relações com o ambiente de trabalho, com base nos resultados obtidos, propor intervenções para o fortalecimento da saúde dos trabalhadores.

De acordo com Aline Melo, diretora do Ciaspi, o servidor estadual deve responder a pesquisa até o dia 28 de abril, por meio do seguinte link: https://forms.gle/94Rzv5inkNUSbAij9 . “É importante que todos possam participar da pesquisa para que possamos direcionar melhor nossas ações em prol da saúde do servidor”, explicou a diretora.

Durante todo o mês de abril, o Ciaspi realizou workshops voltados para a saúde e segurança do trabalhador, direcionado tanto a gestores como aos servidores em geral. O intuito foi promover a saúde e o bem-estar do servidor público estadual e foi direcionado aos gestores dos órgãos estaduais para orientação e formação de multiplicadores. “Desde o início do mês estamos fazendo debates e palestras para orientar agentes públicos do estado sobre a autorresponsabilidade e autocuidado com a sua saúde e segurança”. finalizou Aline.