Gestoras municipais e estaduais de políticas públicas para as mulheres estarão reunidas, nesta quarta (12) e quinta-feira (13), em Brasília (DF), em encontro promovido pela Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, que é o Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres. O evento tem o objetivo de rearticular e reorganizar a relação do governo federal com os OPMs para que esses voltem a fortalecer e beneficiar as ações e serviços especializados para mulheres nas diversas regiões do país.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, participa, ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do fórum que busca estratégias de rearticulação de projetos e ações de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como apresentar ações para capacitar as mulheres para que tenham sua autonomia econômica.

 

“Estamos em Brasília, com as outras gestoras municipais, e vamos conhecer as políticas que o ministério vai apresentar para que possamos desenvolver no nosso estado de forma interligada com a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. O Piauí tem contribuído muito nesse momento de avanço das políticas para as mulheres e queremos dar continuidade a esse trabalho, em parceria com o governo federal, estadual e municipal”, comentou a gestora.

 

 

Programação

Nesta quarta, a programação incluiu painel, articulação entre os Organismos de Políticas para Mulheres na Gestão Pública, importância e desafios tendo em vista a transversalização das políticas de mulheres no governo federal, estadual e municipal apresentados pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e a pesquisadora e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos interdisciplinares Sobre a Mulher (Neim/UFBA), Silva Lúcia, e a secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Popular, Carmen Adoro.

Além disso, teve a roda de conversa com a secretária Nacional, Rosane Silva, e apresentação da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e de Políticas de Cuidado – Ações e linhas de atuação com mediação de Neusa Tito.