A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) promoveu palestra com o tema “A relação entre o uso abusivo de drogas e a violência contra a mulher”, nessa quinta-feira (23), no auditório da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), como parte da programação do Março Mulher.
O encontro foi aberto com as presenças do coordenador de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos; a secretária da Mulher, Zenaide Lustosa, no ato representando o governador Rafael Fonteles; além da deputada estadual Simone Pereira; Graça Silva, diretora de Proteção Social da Sasc; cel. Elza Rodrigues, comandante de Policiamento Comunitário da PM; e Everton Calisto, coordenador estadual da Juventude.
Durante o evento, Tiago Vasconcelos fez uma apresentação das atividades realizadas pelo órgão em prol da campanha. “O Março Mulher é uma campanha do Governo do Estado e dentro dessa programação nós, da Cendfol, ainda quando era coordenado pela Mayrla, que agora está nos assessorando, programou esse evento. Durante este mês de março, a coordenadoria realiza vários eventos, como rodas de conversas nas comunidades terapêuticas femininas, tanto em Teresina quanto no interior, que a equipe do psicossocial viajou por algumas cidades e hoje realizamos essa palestra”, relatou o gestor.
“Queremos, juntos com a Secretaria da Segurança, lutar para que diminua a violência contra a mulher, pois entendemos que o uso de substâncias psicoativas trazem transtornos e comportamentos que influenciam nessas agressões, que precisam ser evitadas”, completou o coordenador.
Após a abertura, foi iniciada a palestra da presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), advogada Michele Amorim. “Eu sou extremamente grata a todas as oportunidades que a gente tem para tratar justamente dessa questão da violência de gênero e um dos gêneros é a violência doméstica e, principalmente, quando ela se relaciona com o uso de drogas. Então, a gente sabe que é primordial tratar da educação, a gente vê que a sociedade está caminhando nessa importância em abraçar a importância da educação para gente poder mudar esse cenário, assim como a gente vê também a existência de políticas públicas e que as autoridades começam a compreender que há necessidade de que se abrace as políticas públicas no qual é de forma independente, mas em conjunto atuem a favor da causa”, agradeceu a palestrante.
A Cendfol convida todas as mulheres a participar do Mulheres que Lutam, evento de finalização da programação do Março Mulher pelo órgão, a ser realizado, neste sábado (25), às 8h, no Ginásio Sarah Menezes, na Morada do Sol, que vai promover a união e o empoderamento feminino com palestras, roda de conversa, aulas de dança e treino funcional. Para participar basta apenas fazer a inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKk3gDCN5XNNkWWHcypkIzO0PkUKdv8VJGEUFx15ob1TDQ6g/viewform e terem acesso de forma gratuita.