Nesta quinta -feira (21), a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, esteve representado o governador Rafael Fonteles no evento promovido pela Secretaria de Enfrentamento às Drogas e o Fomento ao Lazer (CENDFOL), na programação do Março Mulher, que tratou sobre a relação entre o uso abusivo de drogas e à violência contra a mulher.

O evento contou com a presença do coordenador Geral da Juventude, Everton Calisto, coordenador Geral da CENDFOL, Tiago Vasconcelos,  comandante do Policiamento Comunitário da Polícia Militar do Piauí, Coronel Elza.

A secretária Zenaide Lustosa destacou que a violência contra a mulher é também uma pandemia, pois ocorre de forma constante e  pode ser desencadeada por inúmeros fatores e a dependência química por parte do agressor é um deles. “Isso acontece porque o consumo abusivo de substâncias químicas pode interferir na estrutura da família, dinâmica do relacionamento do casal e ainda expor os envolvidos a riscos e precisamos enfrentar isso de forma articulada com os serviços de acolhimento à mulher e sociedade. Agora, por exemplo, temos o Ei mermã, não se cale! que funciona 24 horas e a mulher pode ligar, mandar mensagem de texto ou áudio, que imediatamente, a equipe da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica irá acolher e, de forma eficaz, enfrentar a violência. O número 0800 000 1373”, diz Zenaide.

Além disso, foram destacados os tipos de violência contra a mulher , os canais de atendimento para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, informações de prevenção e cuidados com a saúde mental e o trabalho de prevenção do uso das drogas.