O governador Rafael Fonteles inaugurou nesta terça-feira (21), a reforma da pista de pouso e decolagem de Valença, com 1.000 metros de comprimento por 20 metros de largura, e custo total de R$ 2.383,578,49. Também anunciou que nesta semana vai entregar as pistas de pouso de Castelo do Piauí e de Cocal. A meta, segundo o governador, é entregar, até o final do ano, 29 novas pistas e novos aeródromos, alguns, inclusive, com balizamento noturno.

Para o governador, esta obra em Valença está incluída dentro do projeto de Governo de fortalecer a aviação regional até ao final deste ano. “De Cajueiro da Praia a Corrente, sendo que 11 das 29 pistas a serem inauguradas terão balizamento noturno, portanto, poderá contar com serviço noturno do Samu aéreo para salvar mais vidas, vai fortalecer o turismo e também atrair investidores para que eles possam chegar e decidir por investir em cada um dos territórios de nosso estado”, disse.

Segundo Rafael Fonteles, a aviação regional é cada vez mais importante dentro da estratégia estadual de desenvolvimento econômico e social. “Portanto, Valença, como importante cidade do Vale do Sambito, não poderia ficar de fora desses investimentos”, disse.

O secretário de Transportes, Jonas Moura, disse que a Setrans está cumprindo a meta de construir 29 pistas. “Valença tem uma importância por agregar todo o Vale do Sambito e vamos continuar trabalhando para atrair investidores, reduzir as distâncias e trazer mais segurança para nossa população nas áreas de saúde e de educação. Estamos focados para entregar essas obras até o final do ano”, explicou Jonas Moura.

Vale do Sambito terá mais 5 escolas de tempo integral

Ainda em Valença, o governador visitou as obras de reforma e ampliação da 7ª GRE, que atende a região. Na ocasião, o governador declarou que o Vale do Sambito receberá, ainda este ano, mais 5 escolas de tempo integral.

“É muito importante fortalecermos essa política do aluno permanecer mais horas estudando e ainda fazendo, de forma integrada, um curso técnico, como o de tecnologia da informação”, disse o governador, enfatizando que o Piauí sairá de 96 escolas de tempo integral para 200, ou seja, 40% de toda a rede, das matrículas em ensino médio serão na modalidade de tempo integral.

A professora Kátia Leite, gerente da 7ª GRE, declarou que a maior procura, atualmente, é por vaga em escola de tempo integral. “Hoje temos apenas o CETI Maria Antonieta, com mais de 500 alunos e a procura é muito grande. Portanto, fiquei feliz em ver que não só Valença, mais as outras cidades que compõem a nossa jurisdição serão contempladas”, disse.

Leonardo Nogueira, liderança e secretário-geral da Assembleia Legislativa, disse que todas as ações implementadas pela Secretaria de Educação em Valença são muito animadoras. “Temos, na cidade, quatro escolas estaduais que passaram por reforma, uma foi climatizada agora e outra recebeu uma subestação para, também, ser climatizada. Temos uma obra imensa na gerência da 7ª GRE, com ampliação que inclui auditório, dormitórios”, disse a liderança.