Representantes da Companhia Ferroviária do Piauí (CMTP) e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) discutiram a elaboração de um estudo com o intuito de integrar a frota de ônibus ao metrô na zona Sudeste da capital. Sem custos ao sistema público, a ideia é transportar os passageiros às estações ferroviárias da região mais populosa do município com destino ao Centro Comercial.

A elaboração do estudo de integração entre as modalidades de transporte coletivo está sob responsabilidade do Setut, que prevê finalizar o levantamento até o final deste mês. Está sendo avaliado, por exemplo, quais estações de passageiros da região serão pontos de embarque e desembarque.

Técnicos do Setut e CMTP reunidos

Os técnicos da Companhia Ferroviária do Piauí ressaltaram que a intervenção deve evitar impactos ao bolso do cidadão. “Após a entidade executar o levantamento e apresentar a proposta, iremos avaliá-la e também envolver a Prefeitura de Teresina. Será mais uma alternativa ao cidadão que não pode faltar aos seus compromissos diários, pagando apenas R$ 1 pela passagem do metrô, que é o valor atual”, explica José Augusto Nunes, presidente do órgão.

Caso o modelo seja implantado, o gestor destaca que o metrô tem capacidade de absorver a demanda do sistema de transporte coletivo. “Temos estrutura e equipamentos para contemplar os passageiros dos ônibus. Cada Veículo Leve Sob Trilhos (VLT) pode transportar até 500 pessoas por viagem e, esse número, hoje, é cinco vezes menor”, informa José Augusto Nunes.

Atualmente, o Setut estima que 70% dos passageiros do transporte coletivo têm como destino o Centro de Teresina. Segundo a entidade, o trajeto, que inicia no Grande Dirceu, pode durar até duas horas. Por meio do metrô, essa viagem será mais rápida e econômica aos usuários do sistema.

Por dia, o metrô de Teresina realiza 18 viagens e transporta 5 mil passageiros distribuídos em 11 estações. De segunda a sexta, a população tem acesso ao serviço das 6h às 19h20.

 

Ampliação da linha no Grande Dirceu

O Governo do Estado, por meio da Companhia Ferroviária do Piauí, vai iniciar, no segundo semestre, a ampliação da linha do metrô e construção de nova estação de passageiros na zona Sudeste de Teresina. A intervenção deve proporcionar um acréscimo de 4 mil usuários por dia ao sistema ferroviário.

O projeto prevê a reforma do trecho de 2,5 km da linha que liga a estação Boa Esperança, no bairro Dirceu, ao bairro Colorado, que ganhará um moderno ponto de embarque e desembarque. No local, serão implantados bancos, rampas com acessibilidade, banheiros, parque infantil, lixeiras, áreas de convivência, além de passagens de nível, dispositivos de drenagem e sinalização.