Com o objetivo de contribuir na interpretação de dados sobre a realidade dos estudantes da rede pública de Educação, quanto aos conhecimentos adquiridos e às competências desenvolvidas, ou em processo de desenvolvimento, em cada atividade pessoal e em grupo, para mentoria mais assertiva dos professores, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, entre os dias 1 e 8, e 27 e 31 de março, a 1ª Avaliação Global Integrada (AGI) do Programa Juntos Para Avançar de 2023.
A AGI será realizada para todos os componentes curriculares, nas etapas (ensino fundamental e médio) e todas as modalidades de ensino regular (Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional). Os dados levantados servirão como referência e ponto de continuidade para a Fase 2, oferecendo às escolas indicadores para fundamentar e direcionar suas estratégias e planejamento docente.
A aplicação será dividida em três dias, abordando Língua Portuguesa e Matemática no primeiro dia; Ciências Humanas no segundo dia; e Ciências da Natureza e Linguagens, com exceção de Língua Portuguesa, no terceiro dia. As questões irão avaliar as habilidades relacionadas aos conteúdos do conhecimento envolvendo diversos níveis de profundidade de aprendizado.
Compreendida no âmbito do processo de ensino e aprendizagem como uma atividade intencional e sistemática de recolha de informação a partir da análise e interpretação de evidências apresentadas, a avaliação tornará visível os níveis de desenvolvimento dos estudantes, como também do próprio trabalho docente.