Ir para o conteúdo

sábado, 07 de novembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Partido Comunista Chinês expulsa 33 dirigentes e reforça disciplina

Partido Comunista Chinês expulsa 33 integrantes do Comitê Central e reforça a campanha disciplinar antes do congresso de 2027.

Compartilhe
WhatsApp

O Partido Comunista Chinês expulsou 33 integrantes de seu Comitê Central ao fim da quinta plenária, encerrada em 29 de outubro de 2026, em Pequim. Liderada pelo presidente Xi Jinping, a reunião aprovou o aprofundamento da governança rigorosa do partido e o reforço do combate à corrupção.

Segundo a BBC, a plenária reuniu 279 membros do Comitê Central, contra 315 em outubro de 2025 e 364 em julho de 2024. Foi a primeira vez em 14 anos de governo de Xi que a participação ficou abaixo de 300, além de ser a menor desde a morte de Mao Tsé-Tung, em 1976.

Dos dirigentes expulsos, 16 são militares. O comunicado do partido mencionou “graves violações disciplinares e legais”, sem detalhar as acusações. Com as novas expulsões, o número de integrantes do Comitê Central afastados durante o terceiro mandato de Xi chegou a 51.

Entre os expulsos estão Ma Xingrui, ex-chefe do partido em Xinjiang; os ex-generais Zhang Youxia e Liu Zhenli; e o diplomata Liu Jianchao. Zhang Youxia, que era vice-presidente da Comissão Militar Central, foi destituído em agosto após uma investigação por corrupção, segundo o texto.

O órgão anticorrupção da China informou que 680 mil pessoas foram punidas no aparato partidário nos nove primeiros meses de 2026. Analistas ouvidos pela BBC associaram o reforço da disciplina à preparação para o congresso do partido, previsto para o próximo ano, quando Xi deve buscar um quarto mandato consecutivo.

Fonte: O Globo

Leia também