Ir para o conteúdo

sábado, 07 de novembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Colômbia registra 256 mortos e 973 desaparecidos na guerra na Ucrânia

Colômbia registra 256 mortes e 973 desaparecimentos de cidadãos em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, segundo o governo.

Compartilhe
WhatsApp

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia informou em 29 de outubro de 2026 que 256 cidadãos do país morreram e 973 estão desaparecidos em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo o governo, 162 mortes ocorreram no lado ucraniano e 94 no russo.

A Ucrânia concentra a maior parte dos desaparecimentos, com 666 casos, ante 297 registrados na Rússia. Milhares de colombianos participam do conflito, segundo informações citadas pelo ministério.

O vice-ministro de Assuntos Migratórios, Pedro Agustín Roa, pediu cautela com ofertas de emprego no exterior ligadas a atividades militares. Ele afirmou que colombianos que deixam o país para participar de conflitos internacionais enfrentam limitações de proteção e assistência consular em zonas de guerra.

Kiev afirma que o recrutamento de estrangeiros para suas forças é legal, enquanto Moscou nega vínculos com redes de recrutamento. Famílias colombianas, porém, relatam maus-tratos contra parentes envolvidos no conflito.

Estimativas mencionadas na reportagem apontam que entre 5 mil e 7 mil colombianos estejam envolvidos na guerra entre Rússia e Ucrânia. As Nações Unidas calculam que pelo menos 10 mil mercenários colombianos atuem no exterior, atraídos, em muitos casos, por promessas de altos salários e segurança.

O recrutamento de colombianos também ocorre para conflitos e serviços de segurança em outros países. Entre os destinos citados estão o Sudão, o México e o Haiti, onde 17 colombianos aguardam julgamento acusados da morte do presidente Jovenel Moïse.

Fonte: O Globo

Leia também