Ir para o conteúdo

quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Xi diz que China e EUA devem ser parceiros, não rivais

Xi Jinping afirma em Washington que China e Estados Unidos devem ser parceiros, não rivais, durante visita de Estado ao país.

Compartilhe
WhatsApp

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quarta-feira, 23 de setembro de 2026, em Washington, que China e Estados Unidos devem atuar como parceiros, e não rivais. A declaração ocorreu após a chegada do líder chinês à capital americana para uma visita de Estado de três dias e um encontro com o presidente Donald Trump.

Segundo a agência estatal Xinhua, Xi também destacou os laços entre os povos dos dois países e a interdependência de seus interesses. A agenda da visita inclui discussões sobre inteligência artificial, Irã e comércio.

Trump e a primeira-dama americana, Melania Trump, receberam Xi e a primeira-dama chinesa na Base Aérea de Andrews, nos arredores de Washington. O gesto foi considerado excepcional, já que presidentes dos Estados Unidos raramente vão ao aeroporto para recepcionar líderes estrangeiros.

As conversas entre os dois presidentes devem abordar temas considerados sensíveis, especialmente a disputa tecnológica em inteligência artificial e as relações comerciais. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que a trégua comercial entre as duas potências será prorrogada até janeiro.

A visita prevê ainda uma demonstração aérea militar, uma salva de 21 tiros e um banquete na Casa Branca. Xi deixará os Estados Unidos na manhã de sexta-feira, 25 de setembro, após um chá com os dois casais presidenciais e uma visita aos Arquivos Nacionais.

Fonte: O Globo

Leia também