A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou na quarta-feira, 23 de setembro de 2026, durante discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, que haverá eleições no país, mas não informou uma data para a votação.
Rodríguez também agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela disposição em retomar as relações diplomáticas e a cooperação com a Venezuela.
Em sua fala, a presidente interina defendeu a transição do país para um estágio de democracia. Ela não mencionou a operação militar americana que depôs Nicolás Maduro em janeiro de 2026.
A viagem de Rodríguez a Nova York incluiu reuniões com executivos do Fundo Monetário Internacional, chefes de Estado e o próprio Trump. As negociações sobre a transição política venezuelana envolvem o governo interino e setores da oposição, com apoio dos Estados Unidos.
Fonte: O Globo