A Meta deve apresentar nesta quarta-feira (23), durante a conferência anual Connect, na Califórnia, novos óculos inteligentes sem câmera. A possível mudança ocorre em meio a preocupações sobre gravações sem consentimento e privacidade relacionadas aos dispositivos atuais da empresa.
Segundo informações atribuídas ao site The Information e citadas por veículos especializados, os modelos sem câmera têm os codinomes Clubmaster e Burbank. Eles devem manter recursos de áudio, como microfones, alto-falantes e acesso ao assistente de inteligência artificial da Meta, mas não poderão tirar fotos ou gravar vídeos.
A retirada da câmera seria uma resposta às críticas aos óculos Ray-Ban Meta, desenvolvidos em parceria com a EssilorLuxottica. Os modelos atuais permitem fotografar, gravar vídeos, ouvir música e interagir por voz com a Meta AI.
A Meta afirma que os óculos com câmera têm uma luz branca na armação para indicar quando imagens estão sendo capturadas. De acordo com a empresa, a câmera é desativada quando o usuário tenta cobrir ou adulterar esse indicador. ([about.fb.com](https://about.fb.com/news/2026/07/metas-ai-glasses-your-questions-answered/))
Mesmo sem câmera, os novos modelos ainda poderão captar áudio, o que mantém parte das preocupações sobre gravações não autorizadas. Também existe uma dúvida comercial sobre a utilidade de um dispositivo sem câmera e sem tela, já que suas funções poderiam se aproximar das oferecidas por fones de ouvido conectados.
A apresentação ocorre durante o Meta Connect, marcado para os dias 23 e 24 de setembro de 2026. A expectativa sobre os óculos sem câmera foi divulgada antes do evento e não havia confirmação pública da Meta sobre todos os detalhes dos modelos até a publicação desta matéria. ([techradar.com](https://www.techradar.com/computing/virtual-reality-augmented-reality/meta-leak-suggests-camera-free-smart-glasses-are-on-the-way-as-thousands-download-the-zuckoff-anti-smart-glasses-app))
Fonte: g1