Ir para o conteúdo

quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

CULTURA

Foto de atobá-patola-do-norte vence concurso internacional de 2026

Foto de um atobá-patola-do-norte mergulhando no mar vence o Fotógrafo de Aves do Ano de 2026.

Compartilhe
WhatsApp

Uma fotografia de um atobá-patola-do-norte mergulhando em direção ao mar venceu o prêmio Fotógrafo de Aves do Ano de 2026. Intitulada "Sunball Rocket", a imagem foi feita pelo britânico Henley Spiers nas águas das ilhas Shetland, na Escócia.

O registro também recebeu o ouro na categoria "Aves no Meio Ambiente". Spiers ganhou um prêmio de £ 3 mil, cerca de R$ 20,4 mil.

Na fotografia, o corpo da ave aparece iluminado pelo sol enquanto atravessa a superfície do oceano. Segundo o fotógrafo, os atobás podem alcançar até 86 km/h durante os mergulhos em busca de peixes.

A competição recebeu mais de 24 mil imagens de fotógrafos de diferentes países. A seleção inclui registros de aves em situações de caça, voo, reprodução e interação com o ambiente, além de categorias dedicadas à conservação.

Entre os outros vencedores estão Donald Chin, na categoria "Comportamento das Aves"; Thomas Deliberto, em "Melhor Retrato"; Ivan Sjögren, em "Aves Voando"; e Rahul Sachdev, em "Preto e Branco". Na categoria "Conservação — Foto Única", o ouro ficou com Kent Stuart.

O título de Jovem Fotógrafo de Aves do Ano de 2026 foi concedido ao norte-americano Parham Pourahmad, de 16 anos, pela imagem "Moonlit Night", que mostra uma coruja-de-chifres diante da Lua cheia.

Fonte: O Globo

Leia também