Uma instabilidade global no sistema de GPS afetou, nesta terça-feira (22), a operação de aeronaves Embraer E2 da Azul e provocou cancelamentos e alterações em voos da companhia em diferentes aeroportos.
Segundo a Azul, a empresa adotou medidas operacionais por precaução, com possíveis ajustes na malha aérea e nos horários. Passageiros foram orientados a consultar o status das reservas nos canais oficiais antes de se dirigir aos aeroportos.
Houve relatos de cancelamentos e filas no Aeroporto Internacional de Brasília. Em Porto Alegre, ao menos cinco partidas da Azul foram canceladas, de acordo com a imprensa local.
A companhia informou que os passageiros afetados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul afirmou que as medidas foram tomadas com foco na segurança das operações.
A Latam informou que não registrou anormalidades porque ainda não opera aeronaves E2 da Embraer. A Gol também declarou que não utiliza aviões dessa linha.
Até a publicação das informações, a Embraer ainda não havia divulgado um posicionamento sobre a origem da falha. A causa do problema e a previsão de normalização da operação não foram informadas.
Fonte: g1