Ir para o conteúdo

terça-feira, 22 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Rafael Fonteles propõe cinco frentes para ampliar igualdade racial no Piauí

Rafael Fonteles apresenta cinco frentes para ampliar políticas de igualdade racial, inclusão, qualificação e geração de renda no Piauí.

Compartilhe
WhatsApp

O governador Rafael Fonteles (PT) apresentou nesta terça-feira, 22 de setembro de 2026, propostas para ampliar políticas de igualdade étnico-racial no Piauí em um eventual segundo mandato. O programa Piauí da Igualdade Racial prevê medidas voltadas à população negra, aos povos indígenas, às comunidades quilombolas e a outros povos tradicionais.

O plano reúne cinco frentes, com ações de inclusão, reconhecimento de direitos, valorização cultural, qualificação profissional, acesso ao crédito e geração de renda. Entre as medidas está a ampliação de cursos e iniciativas de empreendedorismo para mulheres negras, jovens quilombolas e povos originários, inclusive com atividades itinerantes na zona rural.

A proposta também prevê a destinação de recursos estaduais de crédito e fomento para empreendedores negros e indígenas. O plano inclui ainda o fortalecimento do Programa Estadual de Fortalecimento dos Povos e Comunidades Tradicionais.

As demais frentes citadas são a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e o reforço de programas estaduais de combate ao racismo estrutural e de educação antirracista.

Segundo as informações divulgadas, as propostas dão continuidade a iniciativas adotadas na atual gestão nas áreas de educação antirracista, saúde da população negra e promoção de direitos. O Piauí também aderiu ao Plano Juventude Negra Viva, do Ministério da Igualdade Racial, voltado ao enfrentamento da violência e à promoção de direitos de jovens negros.

Fonte: Conecta Piauí

Leia também