Ir para o conteúdo

terça-feira, 22 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Rafael Fonteles propõe cinco frentes para ampliar igualdade racial no Piauí

Rafael Fonteles propõe cinco frentes para ampliar políticas de igualdade racial, inclusão e geração de renda no Piauí.

Compartilhe
WhatsApp

O governador Rafael Fonteles (PT) propôs ampliar as políticas de igualdade étnico-racial no Piauí como parte de seu plano para um eventual segundo mandato. O programa Piauí da Igualdade Racial prevê medidas voltadas à população negra, aos povos indígenas, às comunidades quilombolas e a outros povos e comunidades tradicionais. ([conectapiaui.com.br](https://conectapiaui.com.br/noticia/politica/rafael-fonteles-propoe-ampliar-politicas-de-igualdade-etnico-racial-no-piaui-22353.html))

Entre as propostas estão a ampliação de cursos de qualificação profissional e de iniciativas de apoio ao empreendedorismo para mulheres negras, jovens quilombolas e povos originários, inclusive com ações itinerantes na zona rural. O plano também prevê a destinação de recursos estaduais de crédito e fomento a empreendedores negros e indígenas. ([conectapiaui.com.br](https://conectapiaui.com.br/noticia/politica/rafael-fonteles-propoe-ampliar-politicas-de-igualdade-etnico-racial-no-piaui-22353.html))

As outras frentes incluem o fortalecimento do Programa Estadual de Fortalecimento dos Povos e Comunidades Tradicionais, a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), a ampliação de ações contra o racismo estrutural e o reforço da educação antirracista. O plano de governo para o período de 2027 a 2030 reúne essas medidas no eixo de proteção social e garantia de direitos. ([conectapiaui.com.br](https://conectapiaui.com.br/noticia/politica/rafael-fonteles-propoe-ampliar-politicas-de-igualdade-etnico-racial-no-piaui-22353.html))

A proposta dá continuidade a iniciativas já adotadas no estado, como políticas de educação antirracista, saúde da população negra e a adesão do Piauí ao Plano Juventude Negra Viva, do Ministério da Igualdade Racial. ([pi.gov.br](https://www.pi.gov.br/rafael-fonteles-autoriza-construcao-de-centro-de-atividades-e-assina-adesao-ao-plano-juventude-negra-viva/?utm_source=openai))

Fonte: Conecta Piauí

Leia também