Ir para o conteúdo

terça-feira, 22 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Quaest divulga pesquisa no Ceará após debate entre Ciro e Elmano

Quaest divulga pesquisa sobre a eleição no Ceará após debate marcado por troca de acusações entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas.

Compartilhe
WhatsApp

A Quaest divulga nesta quarta-feira, 23 de setembro de 2026, a primeira pesquisa sobre a eleição no Ceará após o debate em que Ciro Gomes (PSDB) e Elmano de Freitas (PT) trocaram acusações e discutiram durante um momento de aproximação física.

O levantamento foi realizado entre sábado, 19 de setembro, e terça-feira, 22 de setembro, com 900 eleitores do estado. A pesquisa, contratada pelo grupo Globo, tem margem de erro de três pontos percentuais, nível de confiança de 95% e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código CE-08268/2026.

O confronto ocorreu em 9 de setembro, durante debate organizado pelo sistema Verdes Mares. Em um dos segmentos, os candidatos puderam circular pelo estúdio, o que permitiu a aproximação entre os dois.

Elmano acusou Ciro de esconder supostos aliados na campanha e citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro mencionou investigações envolvendo aliados do governador, entre eles Junior Mano (PSB), suplente de Cid Gomes (PSB) na candidatura ao Senado, e chamou o adversário de "mentiroso".

Durante a discussão, Elmano disse "baixa o dedinho". Ciro respondeu: "Vai estar aqui, na sua cara".

Na pesquisa Quaest anterior, divulgada em 4 de setembro e encomendada pela TV Verdes Mares, Ciro aparecia com 45% das intenções de voto no primeiro turno, contra 34% de Elmano. Em uma simulação de segundo turno, o tucano tinha 49%, ante 36% do petista.

Fonte: O Globo

Leia também