Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Zanin relatará no STF ação do PSD por eleição direta no Rio

PSD entra com ação no STF pedindo eleição direta para governador do Rio. Ministro Zanin relatará o caso.

Compartilhe
WhatsApp
Zanin relatará no STF ação do PSD por eleição direta no Rio

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação movida pelo PSD que contesta a eleição indireta para o governo do Rio. O partido, filiado ao prefeito Eduardo Paes, pede ao STF a convocação de uma eleição direta para preencher o cargo de governador.

A ação do PSD contesta decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou a eleição indireta após a renúncia do ex-governador Cláudio Castro. O partido alega que a renúncia foi uma manobra para evitar a cassação e burlar a legislação, alterando o tipo de eleição.

O Rio de Janeiro enfrenta uma dupla vacância no governo, sem governador e vice. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou lei para eleição indireta, com votação entre os deputados estaduais. O PSD argumenta que a vacância decorre de decisão eleitoral e exige pleito popular.

Na sexta-feira (27/03/2026), o STF formou maioria sobre o voto secreto e o prazo de desincompatibilização. No entanto, Zanin, Gilmar Mendes e Flávio Dino acompanharam a divergência de Alexandre de Moraes, a favor de eleições diretas.

O relator original, Luiz Fux, defendeu eleição indireta com voto secreto e prazo de desincompatibilização de seis meses. A posição majoritária, com Cármen Lúcia, Nunes Marques, Dias Toffoli, André Mendonça e Edson Fachin, votou por eleição indireta com voto secreto, mas concordou com o prazo de 24 horas para desincompatibilização.

Leia também