Teresina, 27 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Casos de Chikungunya no Piauí diminuem, mas capital Teresina ainda lidera notificações em 2023

Dois óbtos pela doença foram registrados em Teresina este ano.
Casos de Chikungunya em Teresina: capital segue liderando notificações e registra dois óbtos pela doença.
Aedes aegypti: mosquito é o vetor da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) divulgou em seu Informe Epidemiológico que o estado notificou 3.258 casos prováveis de Chikungunya em 2023, uma diminuição de 67,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, Teresina, a capital, registrou a maior concentração de casos, com 1.855 ocorrências entre janeiro e julho.

Concentração de casos e mortalidade

Apesar da redução geral dos casos em relação a 2022, Teresina continua sendo o epicentro da doença no estado. A cidade viveu um surto da doença no ano anterior e ainda representa a maioria dos casos em 2023. Além disso, todos os dois óbitos registrados este ano pela doença ocorreram na capital.

Chikungunya tem um ciclo evolutivo dividido em três fases. Na fase inicial, o paciente apresenta estado febril ou febre aguda com duração de 5 a 14 dias. Na fase pós-aguda, que dura até 3 meses, os sintomas persistem e, finalmente, na fase crônica, os sintomas continuam por mais de 3 meses após o início da doença.

Sintomas e Complicações da doença

A doença é caracterizada por sintomas como febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, náuseas e vômitos, dor retro-ocular, dor de garganta, calafrios, e diarreia e/ou dor abdominal. Vale ressaltar que manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças.

Mais da metade dos casos de Chikungunya evoluem para artralgia crônica (dor nas articulações), que pode persistir por anos. A doença é considerada incapacitante e, em alguns pacientes, pode causar complicações graves como dor crônica nas articulações, que pode durar meses ou anos, e lesões neurológicas, como encefalite e meningite. Essas complicações agravam a situação da saúde pública, aumentando a demanda por serviços de saúde e afetando a qualidade de vida da população.

Principais sintomas da Chikungunya

  • Febre.
  • Dores intensas nas articulações
  • Dor nas costas
  • Dores pelo corpo
  • Manchas vermelhas na pele
  • Dor de cabeça
  • Náuseas e vômitos
  • Dor retro-ocular
  • Dor de garganta
  • Calafrios
  • Diarreia e/ou dor abdominal (mais presentes em crianças)
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você