Teresina, 23 de maio de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Aprovação de Lula cai e tem declínio acentuado no Nordeste

Pesquisa IPEC revela uma queda acentuada na aprovação de Lula no Nordeste. Região ainda mantém uma alta aprovação do governo.
Queda na aprovação governo Lula
Lula vê queda acentuada na sua aprovação no Nordeste. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A mais recente pesquisa do IPEC que avalia a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mostra uma diminuição na expectativa e satisfação dos brasileiros com o governo petista. Em janeiro, após a eleição, 55% dos brasileiros mantinham uma expectativa positiva para o Governo Lula. No entanto, uma avaliação realizada após os primeiros 100 dias de governo em março revelou uma queda na aprovação para 41%, indicando uma diferença de 14% entre a expectativa inicial e a realidade percebida após três meses de mandato.

A tendência de queda se manteve nos meses subsequentes, com a aprovação governamental caindo para 39% em abril, e chegando a 37% em junho. Portanto, desde a marca dos 100 dias de governo, a aprovação da administração Lula caiu 4%.

Em contrapartida, a proporção de brasileiros que avaliam a gestão Lula como regular apresentou crescimento. Em janeiro, 18% esperavam um desempenho regular do governo. Esse número aumentou para 30% em março e atingiu 32% em junho.

Os números também apontam um aumento na porcentagem daqueles que avaliam a administração como ruim ou péssima. A expectativa inicial era de 21%, porém a avaliação após os primeiros 100 dias mostrou um aumento para 24%. Em abril, esse número cresceu para 26% e chegou a 28% em junho.

A parcela da população indecisa ou que preferiu não opinar diminuiu: de 5% em janeiro e março, e 6% em abril, para 3% em junho. Isso indica que a maioria dos brasileiros já tem uma opinião formada sobre a gestão Lula.

Análise e contexto

As pesquisas indicam que o governo Lula, que iniciou seu mandato com expectativas altas, viu sua avaliação sofrer uma queda significativa nos primeiros 100 dias. A avaliação positiva do governo vem diminuindo a cada mês, enquanto a avaliação negativa tem crescido.


Período/AvaliaçãoExpectativaMarçoAbrilJunho
Ótimo/Bom55%41%39%37%
Regular18 %30%30%32%
Ruim/Péssimo21%24%26%28%
Não sabe/Não Respondeu5%5%6%3%
Série de pesquisas IPEC avaliam o Governo Lula desde Janeiro de 2023

Decepção no Nordeste

Segundo a pesquisa do IPEC, a aprovação do presidente Lula no Nordeste caiu 10 pontos percentuais, indo de 55% para 45% desde abril. Mesmo com a queda, a avaliação positiva do governo Lula no Nordeste ainda é a maior entre todas as regiões brasileiras.

Um das hipóteses consideradas por integrantes do governo para a queda na aprovação no Nordeste seria o descontentamento da população com os cortes realizados no programa Bolsa Família, sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, comandado pelo senador Wellington Dias (PT-PI).

Após os bloqueios dos benefícios, houveram relatos de filas nos órgãos responsáveis pelo cadastramento das famílias nas principais cidades brasileiras. Eram beneficiários tentando provar que ainda tinham direito ao Bolsa Família. De acordo com informação do próprio governo, 5,5 milhões de pessoas devem ser eliminadas do programa até dezembro deste ano.

Dados da pesquisa IPEC

A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 5 de junho e contou com a participação de 2.000 pessoas em 127 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você