Teresina, 21 de julho de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Surto de Gripe Aviária no Brasil: aves mortas, ilhas em quarentena e monitoramento de humanos

aves contaminadas com gripe aviária são registradas no espírito santo
Espírito Santo confirmou oito aves contaminadas com a doença registradas.

Agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) coletaram material para análise em duas ilhas em Marataízes, no Sul do Espírito Santo, após várias aves silvestres terem sido encontradas mortas no local. Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), os locais são utilizados pelos animais para reprodução.

Gripe Aviária no Brasil

Nesta segunda-feira (29), o Espírito Santo confirmou que oito aves contaminadas com a doença foram registradas no estado, sendo uma em Cariacica, uma em Itapemirim, uma em Linhares, uma em Marataízes, uma em Nova Venécia, duas em Vitória e uma na Serra.

No Rio de Janeiro, foram confirmadas duas aves contaminadas. Com isso, ao todo são dez registros positivos da doença em várias espécies de aves no Brasil.

No Rio Grande do Sul, a Estação Ecológica do Taim foi interditada após 36 cisnes terem sido encontrados mortos no local. A suspeita é de que a causa da morte tenha sido gripe aviária.

Até ontem (29) não há registro de contaminação em humanos e a gripe aviária ainda não chegou ao setor produtivo.

Não há casos em humanos

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo atualizou nesta segunda que já foram recebidas 102 notificações de pessoas que foram expostas a aves contaminadas. Noventa e dois casos foram descartados, dez pessoas estão em monitoramento sem sintomas e cinco com sintomas, aguardando resultado de exames.

No Litoral do estado, estão sendo realizadas vistorias em ilhas costeiras onde há reprodução de aves marinhas.

Nenhum caso positivo em humanos no Brasil foi registrado.

Contexto Internacional

A confirmação de mais casos de gripe aviária na América do Sul levantou alarmes no Brasil, que permanece livre de contágio mesmo depois que seus vizinhos próximos, Argentina e Uruguai, confirmaram casos lá. Até agora, casos de gripe aviária foram detectados em fazendas comerciais na Bolívia, que faz fronteira com o Brasil, e no Peru e Equador. Na quarta-feira, casos em aves selvagens foram confirmados no Uruguai e na Argentina, provocando uma emergência de saúde em ambos.

A gripe aviária, que atingiu novos cantos do globo, tornou-se endêmica pela primeira vez em algumas aves selvagens que transmitem o vírus para a avicultura. O vírus provocou proibições de importação em alguns países e elevou os preços dos ovos a níveis recordes em algumas partes do mundo.

Preparação e Prevenção

O Brasil, o maior exportador mundial de frango, fortalecerá as medidas para prevenir surtos à medida que o vírus continua a se espalhar.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM

Eleição não é matemática

Eleição é uma manifestação da alma humana, e essa alma, rica em sentimentos e emoções, nunca pode ser completamente capturada por números.

ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você