Teresina, 16 de julho de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Câmeras de segurança revelam ação do GSI durante ataques ao Palácio do Planalto

A CNN obteve acesso exclusivo às imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante os ataques criminosos de 8 de janeiro. As gravações mostram a atuação dos membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e do ministro-chefe do Gabinete, General Marco Edson Gonçalves Dias, durante os eventos.
A CNN teve acesso exclusivo às imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante os ataques criminosos de 8 de janeiro. As gravações mostram a atuação do GSI e do ministro-chefe, General Marco Edson Gonçalves Dias.
General Gonçalves Dias estava no Palácio do Planalto durante os ataques | CNN

A CNN Brasil obteve acesso exclusivo às imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante os ataques criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro. As gravações, que somam mais de 160 horas e foram capturadas por 22 câmeras, registram a atuação dos membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e do ministro-chefe do Gabinete, General Marco Edson Gonçalves Dias, durante os eventos.

As imagens mostram como os criminosos adentraram o estacionamento do Palácio do Planalto com facilidade após a retirada da polícia e dos homens que formavam a barreira de escudos. Seguranças do GSI tentaram formar um cordão de isolamento, mas estavam a vários metros de distância dos invasores.

Em diversos momentos, funcionários do GSI e os invasores circularam pelo Palácio, inclusive na antessala do gabinete do presidente. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, também foi flagrado no local dos ataques.

Um capitão do exército que, segundo fontes, era integrante do GSI na época, aparece em pelo menos outras 10 vezes nas imagens. Em um momento, ele tenta conter um dos vândalos, mas não reage quando o homem pega um extintor de incêndio. Em outra ocasião, o capitão entrega água mineral a um grupo de invasores.

Veja a reportagem da CNN sobre a atuação do GSI

O ministro Gonçalves Dias foi registrado caminhando sozinho pelo terceiro andar do Palácio e tentando abrir algumas portas. Ele chegou a entrar no gabinete presidencial e, em seguida, voltou pelo mesmo corredor, aparentemente orientando os invasores a deixarem o Palácio. Outros funcionários do GSI também parecem indicar o local de saída aos invasores, mas não há registro de ações do gabinete para deter os criminosos.

De acordo com a reportagem da CNN, a emissora entrou em contato com o GSI para questionar o motivo da presença do ministro no Palácio do Planalto no momento da invasão e entender sua atuação naquele momento. A equipe de reportagem também perguntou sobre o trabalho da equipe do Gabinete, mas até o momento não obteve retorno.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM

Eleição não é matemática

Eleição é uma manifestação da alma humana, e essa alma, rica em sentimentos e emoções, nunca pode ser completamente capturada por números.

ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você