Uma educação pública de qualidade para estudantes passa necessariamente pela união de esforços entre instituições e entes federados. Com esse intuito, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem articulando vários programas e ações em regime de colaboração com os municípios, na convicção de que a educação pública é una, independente de ser estadual ou municipal.

Para reforçar essas ações colaborativas, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira se reuniu nesta terça-feira (17) com Erica Graziela, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) e técnicos das duas entidades, na sede da Seduc.

“Trouxemos a pauta do fortalecimento do regime de colaboração do estado com os municípios e a cada dia temos visto essa expectativa de fortalecer esse trabalho. Seja nas ações voltadas para alfabetização, para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a questão do transporte escolar e de tantas outras ações que são possíveis de acontecer em parceria e que tem por objetivo melhorar a educação pública dos piauienses, das crianças e adolescentes piauienses”, explica a presidente da Undime-PI, que também é dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão.

Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do Programa Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), acredita que fortalecer o regime de colaboração é primordial para que se possa caminhar a uma alfabetização na idade certa de forma efetiva dentro do estado, criando uma rede de educação que trate a aprendizagem, independente de ser o aluno da rede estadual ou da rede municipal.

“Nós vamos ter agora a semana pedagógica da Undime, com a Seduc inserida tanto no evento de abertura como nas palestras e oficinas, cada vez mais fortalecendo esse vínculo com os municípios”, completa a coordenadora.  Washington Bandeira confirmou presença no evento organizado pela Undime-PI, que contará com a participação dos 224 municípios do Piauí e acontecerá no final de janeiro.

“O regime de colaboração é uma estratégia prevista pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Nele, União, estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns ou estimular e apoiar a implementação de políticas. O regime de colaboração foi utilizado, por exemplo, para a construção dos currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o governador Rafael Fonteles tem como meta que o Piauí continue e amplie esse processo em diversas outras frentes”, finaliza Washington Bandeira.