O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o presidente da China, Xi Jinping, para um jantar de Estado na Casa Branca, em Washington, na quinta-feira, 24 de setembro de 2026. O encontro ocorreu ao fim do segundo dia da visita oficial de Xi e foi marcado por discursos sobre a relação entre os dois países e referências históricas.
Horas antes, Trump e Xi participaram de uma reunião bilateral que tratou da guerra tarifária, da inteligência artificial, de Taiwan, do Oriente Médio e da guerra na Ucrânia. Segundo o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, os governos concordaram em estender por dois meses a chamada Trégua de Busan.
Durante o jantar, Trump afirmou que os Estados Unidos e a China mantêm uma relação de amizade e presenteou Xi com uma estátua de uma águia-de-cabeça-branca, símbolo nacional americano. O presidente chinês mencionou as celebrações dos 250 anos da independência dos Estados Unidos, a coleção de porcelanas chinesas de George Washington e a Diplomacia do Pingue-Pongue, que ajudou a aproximar os dois países em 1971.
Xi defendeu que China e Estados Unidos atuem como países grandes e responsáveis e afirmou que os dois lados devem buscar novas formas de convivência. Ele também convidou 100 mil estudantes americanos a visitarem a China nos próximos cinco anos e anunciou a chegada de dois pandas ao zoológico de Atlanta.
O brinde foi feito com um vinho espumante da mesma vinícola associada ao chamado Brinde da Paz, realizado pelo então presidente americano Richard Nixon e pelo primeiro-ministro chinês Zhou Enlai durante a visita de Nixon a Pequim, em 1972. Trump, que não bebe, tomou apenas um gole.
Entre os convidados estavam integrantes dos dois governos, políticos, aliados do presidente americano e empresários. Elon Musk sentou-se ao lado da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, enquanto Tim Cook ficou próximo da primeira-dama chinesa, Peng Liyuan.
A visita de Xi termina nesta sexta-feira, 25 de setembro de 2026, com uma cerimônia do chá na Casa Branca e uma visita aos Arquivos Nacionais. Os dois presidentes ainda podem se reunir em novembro, durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em Shenzhen, e em dezembro, na reunião do G20, em Miami.
Fonte: O Globo