O ginecologista Osmar Trojan, de 82 anos, foi indiciado por estupro após uma paciente denunciar abusos durante consultas em um consultório particular no Brooklin, na Zona Sul de São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública, que informou que as investigações continuam.
O inquérito foi instaurado no 1º Distrito Policial de Itapecerica da Serra. Segundo a denunciante, Esther Neves, hoje com 27 anos, os atendimentos ocorreram entre 2014 e 2022, quando ela tinha entre 16 e 24 anos.
Esther relatou que o médico teria realizado exames sem luvas, exibido vídeos de conteúdo sexual, feito fotografias íntimas e sugado seus seios sob a justificativa de verificar a existência de secreções. Ela também afirmou que a relação de confiança com o profissional e os atendimentos gratuitos dificultavam que questionasse as condutas.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu uma sindicância para apurar a conduta do ginecologista. O procedimento administrativo tramita sob sigilo, e o registro profissional do médico permanece ativo.
Em depoimento à polícia, Osmar negou ter praticado atos de natureza sexual durante as consultas. Ele afirmou que os exames eram feitos com luvas e, em algumas ocasiões, na presença da mãe da paciente ou de uma auxiliar. O médico também negou ter exibido pornografia e disse que as fotografias foram autorizadas e faziam parte de uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama.
A defesa, representada pelo advogado Alessandro Fischer Martins Silveira, negou as acusações e afirmou que pretende demonstrar a inocência do médico durante a investigação. O advogado ressaltou que o inquérito tramita sob sigilo, que ainda não houve recebimento de denúncia pela Justiça e que deve ser respeitado o princípio da presunção de inocência.
Fonte: g1