Ir para o conteúdo

sexta-feira, 25 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Colômbia rompe relações diplomáticas com o Irã

Colômbia rompe relações diplomáticas com o Irã e classifica a Guarda Revolucionária como organização terrorista.

Compartilhe
WhatsApp

O governo da Colômbia anunciou nesta quinta-feira, 25 de setembro de 2026, o rompimento das relações diplomáticas com o Irã. A decisão foi formalizada em 19 de setembro, segundo o Ministério das Relações Exteriores, que informou a manutenção das relações consulares.

O governo do presidente Abelardo de la Espriella afirmou que a medida segue a nova política externa colombiana em matéria de segurança nacional hemisférica. Bogotá declarou que o Irã mantém vínculos com grupos que considera narcoterroristas e que ameaçam a segurança do país, sem apresentar mais detalhes.

Em comunicado separado, a Colômbia classificou a Guarda Revolucionária, força ideológica do Irã, como organização terrorista. Segundo o governo colombiano, o grupo reprime a população iraniana e realiza ataques em operações encobertas fora do território iraniano.

Bogotá também afirmou que as ações do Irã na guerra no Oriente Médio, incluindo ataques a países da região e o bloqueio do Estreito de Ormuz, deterioraram a confiança entre os dois países.

Fonte: O Globo

Leia também