Ir para o conteúdo

sexta-feira, 25 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Anistia Internacional pede abolição imediata do ICE nos EUA

Anistia Internacional pede a abolição do ICE após relatório apontar supostas violações generalizadas de direitos humanos em operações nos EUA.

Compartilhe
WhatsApp

A Anistia Internacional pediu nesta quinta-feira, 25 de setembro de 2026, a abolição imediata do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE), após divulgar um relatório sobre supostas violações generalizadas de direitos humanos em operações contra imigrantes.

Segundo a organização, o documento reúne mais de 150 depoimentos colhidos entre março e junho em Chicago, Nova Orleans, Minneapolis e Washington, cidades onde o ICE concentrou operações, algumas delas com apoio de outras agências federais.

A publicação ocorreu menos de uma semana depois de Wilber Garces Perez, imigrante venezuelano, ser baleado por um agente do ICE em Austin, no Texas. A Anistia também citou as mortes de Renee Good e Alex Pretti, dois cidadãos americanos baleados por agentes federais em Minneapolis durante operações realizadas em janeiro.

Nadia Daar, diretora-executiva da Anistia Internacional nos Estados Unidos, afirmou que agentes federais encapuzados e armados atacam pessoas nas ruas com impunidade e que isso coloca as comunidades em perigo.

O relatório sustenta que o governo de Donald Trump implementa um sistema de detenção e deportação em massa, baseado, segundo a entidade, em narrativas racistas, xenófobas e falsas. A organização afirma que os casos não são incidentes isolados, mas parte de um padrão recorrente.

Fonte: O Globo

Leia também