Ir para o conteúdo

quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

JUSTIÇA

TJCE elege Francisco Mauro Ferreira Liberato para a presidência no biênio 2027-2029

Francisco Mauro Ferreira Liberato foi eleito presidente do TJCE para o biênio 2027-2029, em votação realizada nesta quinta-feira (24).

Compartilhe
WhatsApp

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu nesta quinta-feira (24) o desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato para presidir a Corte no biênio 2027-2029. A votação ocorreu em formato eletrônico, durante sessão realizada no Plenário Conselheiro Bernardo Machado da Costa Dória, no bairro Cambeba, em Fortaleza.

Atual vice-presidente do TJCE, Liberato recebeu 51 votos. Também foram eleitos José Tarcílio Souza da Silva para a vice-presidência, com 49 votos; Mário Parente Teófilo Neto para a Corregedoria-Geral da Justiça, com 49; e Sílvia Soares de Sá Nóbrega para a Ouvidoria do Poder Judiciário, com 52 votos.

Na disputa pela vice-presidência, a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha obteve cinco votos. Para os demais cargos, houve apenas uma candidatura. A eleição foi conduzida pelo atual presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.

Os novos dirigentes substituirão a atual cúpula do tribunal, formada por Heráclito Vieira de Sousa Neto, Francisco Mauro Ferreira Liberato, Marlúcia de Araújo Bezerra e Andréa Mendes Bezerra Delfino, respectivamente presidente, vice-presidente, corregedora-geral e ouvidora.

A solenidade de posse dos eleitos está prevista para 22 de janeiro de 2027. Francisco Mauro Ferreira Liberato é desembargador do TJCE desde 2017 e ocupa a vice-presidência do tribunal desde janeiro de 2025.

José Tarcílio Souza da Silva integra o TJCE desde 2014 e atualmente preside a 6ª Câmara de Direito Privado. Mário Parente Teófilo Neto é desembargador desde 2013 e preside a 1ª Câmara Criminal, enquanto Sílvia Soares de Sá Nóbrega chegou ao tribunal em 2022 e atua na área criminal.

Fonte: g1 Ceará

Leia também