O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu nesta quinta-feira (24) o desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato para presidir a Corte no biênio 2027-2029. A votação ocorreu em formato eletrônico, e o resultado foi divulgado durante sessão no Plenário Conselheiro Bernardo Machado da Costa Dória, no bairro Cambeba, em Fortaleza. ([tjce.jus.br](https://www.tjce.jus.br/noticias/pleno-do-tjce-elege-dirigentes-para-o-bienio-2027-2029-em-primeira-votacao-eletronica/?utm_source=openai))
Liberato recebeu 51 votos. Para a vice-presidência, foi eleito o desembargador José Tarcílio Souza da Silva, com 49 votos, enquanto a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha obteve cinco votos. ([tjce.jus.br](https://www.tjce.jus.br/noticias/pleno-do-tjce-elege-dirigentes-para-o-bienio-2027-2029-em-primeira-votacao-eletronica/?utm_source=openai))
O desembargador Mário Parente Teófilo Neto assumirá a Corregedoria-Geral da Justiça, também com 49 votos. A Ouvidoria do Poder Judiciário ficará sob responsabilidade da desembargadora Silvia Soares de Sá Nóbrega, eleita com 52 votos. Ao todo, 54 desembargadores participaram da votação.
A solenidade de posse dos novos dirigentes está prevista para 22 de janeiro de 2027. Eles substituirão a atual cúpula do TJCE, formada por Heráclito Vieira de Sousa Neto, na Presidência; Francisco Mauro Ferreira Liberato, na Vice-Presidência; Marlúcia de Araújo Bezerra, na Corregedoria-Geral; e Andrea Mendes Bezerra Delfino, na Ouvidoria. ([tjce.jus.br](https://www.tjce.jus.br/noticias/pleno-do-tjce-elege-dirigentes-para-o-bienio-2027-2029-em-primeira-votacao-eletronica/?utm_source=openai))
Fonte: g1 Ceará