Ir para o conteúdo

quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

FBI investiga suposto vazamento de dados de funcionários com funções de inteligência

FBI investiga suposto vazamento de dados pessoais e funcionais de funcionários ligados a áreas de inteligência e vigilância.

Compartilhe
WhatsApp

O FBI investiga uma suposta invasão ao portal FBIJobs.gov após o grupo de hackers ShinyHunters afirmar que roubou dados pessoais e funcionais de funcionários atuais e antigos da agência. Uma análise da Reuters identificou, em uma planilha atribuída ao grupo, referências a pessoas ligadas a operações de inteligência, vigilância e contraespionagem. ([fbi.gov](https://www.fbi.gov/news/press-releases/fbi-statement-on-compromise-of-fbijobsgov-portal-and-alleged-impact-to-fbi-employee-pii))

O arquivo tem cerca de 5 mil linhas e inclui, segundo a Reuters, nomes, endereços, telefones, datas de nascimento, números de Previdência Social e contatos de emergência. Os hackers afirmam que a planilha representa apenas uma pequena parte de um conjunto de dados de 2 a 3 terabytes, alegação que não foi totalmente verificada. ([ground.news](https://ground.news/article/hacked-fbi-data-has-sensitive-information-about-employees-intelligence-roles?utm_source=openai))

Entre os registros analisados aparecem funcionários associados a atividades relacionadas à China, à Rússia, ao Irã e ao Hezbollah. Também há menções a funções de inteligência humana, interceptação de dados e telecomunicações, operações técnicas clandestinas, acesso encoberto e vigilância eletrônica. ([ground.news](https://ground.news/article/hacked-fbi-data-has-sensitive-information-about-employees-intelligence-roles?utm_source=openai))

A Reuters informou que confirmou individualmente dados de mais de 22 pessoas por meio de registros de crédito e informações de vazamentos anteriores. A agência também verificou informações profissionais de oito pessoas em processos judiciais, reportagens, perfis públicos e publicações em redes sociais, mas não conseguiu confirmar se todas as funções indicadas na planilha são autênticas ou continuam atuais. ([capitalagora.com.br](https://capitalagora.com.br/noticia/dados-hackeados-do-fbi-contem-informacoes-sensiveis-sobre-funcoes?utm_source=openai))

Em comunicado publicado em 23 de setembro de 2026, o FBI confirmou apenas que um grupo criminoso afirma ter comprometido o portal e afetado informações pessoais de funcionários. A agência disse que ainda não determinou o ponto da possível invasão e que trabalha com fornecedores terceirizados para investigar o caso e reduzir riscos. ([fbi.gov](https://www.fbi.gov/news/press-releases/fbi-statement-on-compromise-of-fbijobsgov-portal-and-alleged-impact-to-fbi-employee-pii))

Especialistas ouvidos pela Reuters afirmaram que a combinação entre dados pessoais e possíveis funções sensíveis pode criar riscos de contrainteligência e ameaças à segurança dos funcionários e de seus familiares. A ShinyHunters declarou que mantém outros arquivos e que agiu em resposta a uma manifestação anterior do FBI sobre as táticas do grupo, mas essas alegações também não foram completamente verificadas. ([cbsnews.com](https://www.cbsnews.com/news/cybercriminal-group-fbi-data-shinyhunters/?utm_source=openai))

Fonte: g1

Leia também