Ir para o conteúdo

terça-feira, 22 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Trump ameaça usar força na América Latina e fala em aniquilar Irã na ONU

Na ONU, Trump ameaça usar força militar na América Latina e volta a dizer que poderá "aniquilar" o Irã sem um acordo.

Compartilhe
WhatsApp

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira (22), durante o primeiro dia dos Debates Gerais da Assembleia Geral da ONU, usar o poderio militar americano na América Latina e voltou a dizer que poderá "aniquilar" o Irã caso não haja um acordo.

Trump afirmou que os Estados Unidos ainda precisam decidir o futuro da guerra iniciada contra a República Islâmica em fevereiro. Ele disse que jamais permitirá que o Irã obtenha uma arma nuclear e defendeu que países aliados ampliem o isolamento econômico do governo iraniano.

O presidente americano também defendeu a intervenção dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro e na formação de uma relação com a presidente interina, Delcy Rodríguez. Ao citar acordos sobre o petróleo, Trump afirmou que a operação teve razões principalmente econômicas e ameaçou usar força militar para proteger interesses nacionais no Hemisfério Ocidental.

Durante o discurso, Trump comparou cartéis de narcotráfico ao Estado Islâmico e afirmou que os grupos devem ser mortos, banidos ou detidos como combatentes inimigos. Ele também voltou a defender uma mudança de regime em Cuba, provocando a saída da delegação cubana do plenário durante a menção ao país.

Trump anunciou ainda a intenção de construir duas bases militares na Groenlândia e disse que os Estados Unidos devem manter controle permanente sobre a segurança do território. O presidente também criticou propostas de regulação da inteligência artificial, atacou o Tribunal Penal Internacional e classificou a economia americana como vivendo uma "era de ouro".

Fonte: O Globo

Leia também