Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Marília Arraes troca Solidariedade por PDT e mira Senado em Pernambuco

Ex-deputada federal Marília Arraes troca o Solidariedade pelo PDT para concorrer ao Senado em Pernambuco. Liderando pesquisas, ela busca integrar a chapa de apoio a Lula e João Campos, acirrando disputa por vaga.

Compartilhe
WhatsApp
Marília Arraes troca Solidariedade por PDT e mira Senado em Pernambuco

A ex-deputada federal Marília Arraes anunciou sua saída do Solidariedade e filiação ao PDT, com o objetivo de disputar uma vaga no Senado por Pernambuco. A mudança, oficializada nesta sexta-feira (3), fortalece a articulação política em torno da candidatura do prefeito de Recife, João Campos (PSB), que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A filiação ao PDT está marcada para 12 de março. Marília Arraes, que lidera as pesquisas de intenção de voto no estado, declarou que sua candidatura ao Senado é um compromisso com a população. "Não tenho direito de fazer isso com mais de 40% da população que quer que a gente esteja no Senado", afirmou, citando dados do Datafolha.

A movimentação de Arraes intensifica a disputa pela segunda vaga ao Senado na chapa de Campos. O senador Humberto Costa (PT) já tem sua reeleição praticamente garantida. A outra posição está em aberto, com o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) e Miguel Coelho (União Brasil) sendo cotados, ambos com potencial para ampliar as alianças de Campos.

Aliados de Marília Arraes argumentam que sua liderança nas pesquisas torna sua presença na chapa essencial para o projeto lulista em Pernambuco. A ex-deputada, que já foi do PT, busca consolidar sua posição em um cenário onde o PSB, partido de Campos, exige apoio exclusivo do presidente Lula.

A pesquisa Datafolha divulgada em fevereiro aponta Marília Arraes com 36% a 41% das intenções de voto, à frente de Humberto Costa (24% a 26%). A ex-deputada deixou o PT em 2022 e sua filiação ao PDT é vista como um movimento estratégico para viabilizar sua candidatura e costurar alianças na chapa majoritária.

Leia também